Nova Fiat Strada ganha site exclusivo
Era para ela estar sendo lançada oficialmente hoje pra toda a imprensa automotiva da América do Sul, mas o coronavírus estragou os planos da Fiat e jogou o lançamento da nova Strada pra julho de 2020.
Mas como a montadora tinha realizado – antes da pandemia – um lançamento prévio para revistas e sites especializados, cujo embargo terminava hoje, terça-feira, 7 de abril de 2020, estes já começaram a mostrar um pouco da nova geração da picape compacta.
E então a Fiat aproveitou e colocou no ar o site da nova Strada (www.fiat.com.br/novastrada.html), com mais informações, como o fato dela ser a 1ª picape compacta do mundo com 4 portas e 5 lugares.
Quem tiver interesse em receber mais detalhes é só se cadastrar pra saber de outras novidades. Os cadastrados também poderão ser os primeiros a reservá-la para compra.
Então adianto logo um pouco do que já se sabe dela, inclusive a estimativa de preço – segundo os concessionários, os preços ficarão entre R$ 59.900 e R$ 84.900.
A nova geração da Strada terá 3 versões: a de entrada Endurance 1.4, a intermediária Freedom 1.3 e a topo de linha Volcano 1.3. Como dá pra ver, a nomenclatura mudou e agora é inspirada na picape Toro.
Aliás, o design também é claramente inspirado na picape média, com uns toques da família Argo/Cronos. O capô é vincado, as caixas de rodas são quadradas e os faróis são de led com luzes diurnas, sendo que na Volcano eles são totalmente de led.
Montada numa nova plataforma (mesma da família Argo/Cronos), ela tem maior altura em relação ao solo (208 milímetros) e excelentes ângulos de entrada (24 graus) e de saída.
Também é 4 centímetros mais comprida (4,48 metros), 7 centímetros mais larga (1,73 metro) e 2 centímetros maior na distância entre eixos (2,73 metros) que a picape atual. A única coisa que baixou foi a altura, indo para 1,59 metro – 3 centímetros a menos.
Com esse aumento de espaço, a cabine simples passa a ter o maior volume de carga da sua categoria: capacidade para 720 quilos e volume da caçamba de 1.354 litros.
Já a nova cabine dupla tem uma caçamba que leva agora 844 litros e transporta 650 quilos.
Com 1.102 quilos, a nova Strada é bem mais leve que a atual: 1.253 quilos.
Mecanicamente, os motores são o 1.3 de até 109 cavalos e o 1.4 de até 88 cavalos – este equipa apenas a versão de entrada Endurance Cabine Simples, que traz rodas de aço de 14 polegadas e chegou aos 100 km/h em 14,4 segundos, em teste da revista Quatro Rodas.
Em equipamentos, todas as versões trazem câmbio manual de 5 marchas, direção elétrica, assistente de partida em subidas e controles de tração e de estabilidade com bloqueio eletrônico do diferencial, além de suspensão de feixe de mola, McPherson na dianteira e com eixo rígido na traseira.
A versão intermediária Freedom acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus 195/65R e som com tela de 3,5 polegadas.
Já a versão topo de linha Strada Volcano chegará aposentando a atual versão Adventure e traz mimos como central multimídia de 7 polegadas com câmera de ré, bancos com detalhes em relevo, 4 airbags e rodas de 16 polegadas calçadas em pneus mistos 205/60R.
O curioso é que a nova Strada Volcano tem motor 1.3 de até 109 cavalos, enquanto que a atual Strada Adventure tem motor 1.8 de até 132 cavalos. Vamos ver se o consumidor aceitará essa queda de potência.
Segundo as revistas Quatro Rodas e Autoesporte (que tiveram o privilégio de testar a picape antes da imprensa tradicional, por serem publicações mensais), esse novo motor 1.3 fez a versão Volcano chegar aos 100 km/h em 13,1 segundos (na avaliação da Quatro Rodas) e 12,3 segundos (na avaliação da Autoesporte). Em compensação, o motor 1.3 é nota A do Inmetro em consumo.
Dentro, dá pra ver que a nova Strada usa vários componentes de outros veículos da Fiat (a revista Autoesporte estima em 25%). Um exemplo disso é o quadro de instrumentos, que lembra o do Uno.
Na Strada Volcano cabine dupla, o banco traseiro ficou 10 centímetros mais alto em relação aos bancos da frente. E o teto foi elevado em 4,2 centímetros.
LIDER HÁ DUAS DÉCADAS – A liderança absoluta da Fiat entre as picapes compactas por duas décadas no Brasil não é por acaso. No decorrer de seus 22 anos de trajetória, a Strada foi responsável por diversas inovações no segmento que comprovaram sua versatilidade, qualidade e robustez, traduzidas na confiança do consumidor que, ainda em 2014, já tinha levado para casa mais de 1 milhão de unidades.
Entre muitas novidades que passaram pela linha estão a cabine estendida (em 1999), a versão Adventure (em 2002), o bloqueio eletrônico do diferencial Locker (em 2008), a cabine dupla (em 2009) e a terceira porta na cabine dupla, em 2013.
A força da Strada é tão grande que, em 2019, ela completou 20 anos de liderança na categoria, fechando como líder de seu segmento com quase 60% de participação de mercado.