A evolução do logotipo da Nissan
A identidade da Nissan sempre refletiu o significado do nome da montadora. Na verdade, o nome Nissan, em seus caracteres japoneses, pode ser traduzido como “produto do sol” ou “nascimento do sol”, dando sentido ao já famoso logotipo, que tem mais de 80 anos.
A história remonta aos anos 30. Com o sonho de criar uma marca automotiva japonesa, Yoshisuke Aikawa fundiu a Tobata Foundry com a Nihon Sangyo e com a Dat Motorcar, cujo predecessor começou a produzir carros Dat em 1914. Após a fusão, essa empresa mudou seu nome pra Nissan, vendendo carros com os nomes Datsun e Nissan.
Foi o que deu origem ao primeiro logotipo, de 1933, herdeiro do logotipo da Datsun e que usava um retângulo azul com a marca em letras brancas, junto com um círculo vermelho ao fundo, simbolizando um sol nascente.
David Bihanic, designer e professor da universidade de Sorbonne, de Paris, é especialista em simbolismo gráfico e afirma que esse logotipo está enraizado na origem japonesa da marca, no estilo do disco vermelho da bandeira do Japão. Usado como identidade visual na década de 30, ele tornou- se icônico, durando até 1970. E apesar de ter sofrido 4 atualizações, sempre manteve seu vínculo com o legado e a cultura da montadora.
Mas uma olhada nos modelos Nissan dessas décadas pode tornar difícil a localização do logotipo oficial, pois existe uma grande variedade de emblemas em estilos diferentes. É que, conforme o design do veículo evoluía, o emblema refletia esses estilos modernos, separando-o visualmente do logotipo oficial – de design mais tradicional.
As letras maiúsculas formais “NISSAN” eram norma nos anos 50, enquanto que na década de 60 foram substituídas por fontes itálicas. Isso trouxe uma sensação de movimento num momento em que a posse do carro representava prosperidade e liberdade, enquanto que o toque casual indicava atitudes liberais, com o logotipo até descartando o N maiúsculo.
As décadas seguintes viram um retorno às letras maiúsculas, conforme as tendências avançavam para os ousados anos 80, voltados para os negócios – onde o status individual dominava e emblemas metálicos brilhantes em fontes grossas diferiam de um país para outro e até mesmo de um modelo para outro.
Mas pra ter presença forte em escala global, a Nissan precisava de uma identidade visual unificada. Com um design monocromático metálico, o logotipo de 2001 foi criado como símbolo que também se estenderia a cada veículo, eliminando a prática de usar emblemas diferentes pra cada modelo. O professor Bihanic explica que o design de estilo industrial visto nesta atualização “foi usado por quase todas as montadoras, com extrusão em 3D ou volume de luz em baixo-relevo e cinza metálico, dando um efeito de sombra ou reflexo”.
Em 2020, a era industrial deu lugar à eletricidade e a Nissan lançou um novo logotipo, usado na frente do elétrico Ariya, em formato 2D de cor única e suave, com linhas mais finas e definição mais nítida, representando uma nova era de mobilidade e adaptando-se à era do smartphone, onde os estilos gráficos limpos se destacam nas telas. Ainda assim, a herança se reflete na forma do disco solar com o nome Nissan no centro.
Mudar o aspecto mais visível da identidade de uma marca é sempre um grande passo. O professor Bihanic explica que, embora um logotipo vá mudar, transformar ou sofrer mutação pra se adaptar aos novos tempos, é preciso manter características gráficas reconhecíveis pra preservar o DNA. Por esta razão, o logotipo lançado em 2020 é uma evolução, ao invés de encarnação completamente nova, pois fala da jornada que a Nissan está percorrendo em direção a um mundo sem emissões de poluentes.