A importância da manutenção preventiva dos pneus
Alertar os motoristas para um trânsito mais consciente e investir na segurança deles é uma preocupação constante da RR Pneus Bridgestone. Dessa forma, a revendedora compartilha 10 cuidados sobre manutenção preventiva que aumentarão a segurança e a performance do automóvel.
1. Os pneus devem ser calibrados semanalmente, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.
2. O rodízio dos pneus é importante para um desgaste uniforme. Para isso, deve ser realizado a cada 8 mil quilômetros rodados nos carros com pneus radiais e a cada 5 mil quilômetros rodados em automóveis com pneus diagonais.
3. O excesso de peso do veículo compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais. Por isso é essencial evitar a sobrecarga.
4. Além dos pneus, o motorista deve realizar a manutenção preventiva de todo o carro, incluindo amortecedores, molas, freios e rolamentos, entre outros itens.
5. Deve-se utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do automóvel. É que as partes do veículo foram projetadas para interagirem de forma equilibrada e a utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.
6. O alinhamento da suspensão e o balanceamento dos pneus devem ser realizados sempre que o carro sofrer impactos fortes, na troca dos pneus (quando apresentarem desgastes irregulares), na substituição de componentes da suspensão, quando o automóvel estiver ‘puxando’ para um lado ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
7. Sempre usar o pneu indicado pra cada tipo de solo. Rodar na cidade com pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provoca aumento do consumo de combustível, perda na estabilidade e piora na durabilidade das peças do veículo.
8. Periodicamente, o motorista deve ver o indicador de desgaste da rodagem do pneu, o TWI, que mostra o limite pra se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com ele careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 mm.
9. O pneu não deve entrar em contato com derivados de petróleo ou solventes, que atacam a borracha, fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas. Limpeza só com água e escovinha.
10. A direção agressiva deve ser evitada, como freadas fortes, ‘cantadas’ de pneu e mudanças bruscas de direção. E o condutor deve ficar atento à existência de buracos, lombadas e imperfeições de piso.
“O cuidado com as condições do veículo é essencial e a manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente, submetendo todos os itens de segurança a uma revisão e sempre respeitando as especificações do manual do proprietário”, complementa Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone.