A importância da mulher no universo automotivo
Taí uma frase que hoje está totalmente defasada no universo automotivo: “Em oficina mecânica só entra homem e só trabalham homens”. São afirmações que não fazem mais parte do cotidiano dos centros automotivos, por exemplo, pois hoje as mulheres já representam cerca da metade os consumidores que frequentam oficinas. Cada vez mais presentes, elas também se destacam nesses estabelecimentos, transformando a árdua rotina de colegas de trabalho e clientes.
“Maridos que trabalham durante a semana solicitam que suas esposas tragam o carro para a reparação e aqui ocorre um diferencial: temos duas mulheres na oficina que inspiram confiança nas frequentadoras”, revela Simone Marques Magalhães, Gestora Administrativa e Comercial da Mastra Escapamentos e Catalisadores no Rio de Janeiro. Simone possui mais de 20 anos de experiência na área automotiva e afirma que hoje existem bem mais mulheres no setor: “Fui pioneira no segmento. E pra se dar bem nesse ambiente tipicamente masculino, é preciso ter uma postura firme”. Para Simone, os centros automotivos amadureceram nesse sentido: “Hoje o cliente enxerga uma profissional e não apenas uma mulher”.
E pra atrair o público feminino, as oficinas se adaptaram. Além do ambiente mais claro, limpo e agradável, as mulheres querem ser atendidas por funcionários que passem confiança e tirem dúvidas explicando detalhes. Neide Aparecida Buka Bordini, proprietária da Kuka Escapamentos, sediada em Catanduva, no interior de São Paulo, ressalta: “Nós mulheres somos mais detalhistas e isso faz toda a diferença, pois conquista a confiança do cliente. Fazemos questão de esclarecer todas as dúvidas, pois entendemos que quem leva o carro na oficina geralmente não domina o problema”.
Com relação às transformações pelas quais o ambiente e o atendimento das oficinas passaram para se adaptar a este público e oferecer mais comodidade, Neide destaca: “Hoje, as oficinas têm a preocupação em oferecer aos clientes um cafezinho e disponibilizar sala de espera com sofá e TV. Eu mesma ofereço o serviço de leva-e-traz, que realizo com o meu próprio veículo”. E com o aumento da presença das mulheres nos centros automotivos, é imprescindível que estes estejam adaptados para recebê-las. Do diferencial no atendimento à área de espera, banheiro e serviço de leva-e-traz, entre outros, os detalhes são fundamentais para atrair este público tão seletivo.
MANUTENÇÃO – Além de terem o poder de decisão na compra do carro da família, as mulheres também passaram a cuidar da manutenção do veículo. Pesquisa da Cinau – Central de Inteligência Automotiva do Grupo Oficina Brasil mostra que os 5 serviços mais pedidos por elas são troca de óleo e verificação da injeção eletrônica, do sistema de freios, da embreagem e da suspensão. A mudança de público que visita as oficinas trouxe uma série de transformações nas empresas que passaram a contar com sala para recepção para os clientes com café, revistas e até wi-fi, além de banheiro feminino, piso pintado de branco e outros detalhes que tornam o ambiente agradável aos olhos das consumidoras. Muitas oficinas contam também com profissionais do sexo feminino no atendimento ao cliente.
Preocupadas em manter o veículo em bom estado de uso para não correr o risco de quebras inesperadas, as mulheres procuram os mecânicos de confiança para cuidar do automóvel. E é importante que o motorista tenha noções básicas sobre o funcionamento do veículo, para que fique atento a alguns detalhes que interferem diretamente nas condições do veículo. O técnico recomenda ver o nível do óleo lubrificante do motor periodicamente e respeitar as trocas, seguindo o manual.
Também é importante fazer a troca dos filtros de combustível, de ar e de cabine, bem como checar o sistema de arrefecimento que controla a temperatura do motor e reúne diversos componentes que operam interligados, como líquido de arrefecimento, válvula termostática, mangueiras, ventoinha, interruptor térmico, bomba d’água e sensor de temperatura.
A revisão do sistema gera durabilidade e economia de combustível, evitando aumento da emissão de poluentes e paradas inesperadas. Se há qualquer vazamento do líquido de arrefecimento ou se o reservatório estiver abaixo do nível mínimo, pode ser indício de que o sistema está com problema e o motorista deve levar o veículo a uma oficina de confiança imediatamente. Não adianta só repor a água no reservatório. Além de não resolver, pode agravar ainda mais a situação.
Na parte de suspensão, o amortecedor – que é um item de segurança que interfere na dirigibilidade – deve ser trocado assim que surgem os primeiros sinais de desgaste. Com o uso, as peças sofrem desgaste e precisam ser substituídas por outras novas e que sejam compatíveis com o modelo e ano do veículo. Um sinal bem típico de que o amortecedor não está funcionando bem é quando o veículo perde estabilidade em curvas ou balança excessivamente em arrancadas e freadas.
Os freios também estão relacionado à segurança. A manutenção preventiva com a troca das pastilhas e lonas ao detectar desgaste é mais econômica e prolonga a vida útil do disco, do tambor e de outros componentes. Há outros itens que devem ser checados, como o sistema de iluminação (lanternas e faróis), calibragem de pneus e estepe e palhetas do parabrisa.