A incrível história do ousado Citroën SM
Apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 1970, o Citroën SM (sigla que significa Sport Maserati) trouxe soluções técnicas inovadoras para a época, como suspensão hidropneumática.
Com um design marcante, esse GT cupê de duas portas e 4 lugares teve sua linha aerodinâmica projetada por Robert Opron, famoso designer automotivo francês, que criou um visual futurista para o modelo chamar a atenção por onde passasse.
O Citroën SM foi o veículo mais exclusivo já feito na década de 1970, combinando uma carroceria Gran Turismo com a suavidade da suspensão hidropneumática e movido por um motor V6 oriundo da montadora italiana Maserati. E seu sistema de direção hidráulica progressiva de apenas duas voltas completava o conjunto, tornando sua condução muito agradável.
O Citroën SM foi também o primeiro modelo produzido em série na Europa equipado com volante com regulagem de altura e de profundidade. E atendia às expectativas de quem queria um veículo potente, luxuoso e confortável, pois era largo, baixo e aerodinâmico – seu coeficiente de 0,26 é surpreendente até os dias de hoje.
Algumas versões especiais do SM foram produzidas, como a feita para o presidente da França Georges Pompidou. Mas as versões tradicionais foram muito apreciadas por famosos como o craque do futebol holandês Johan Cruyff, o apresentador Jay Leno e os atores Daniel Craig e Burt Reynolds.
Pra completar, ele ainda fazia bonito em competições esportivas, tendo vencido o rali de Marrocos, entre muitos outros.