Airton Cousseau é o novo Presidente da Nissan no Mercosul e Diretor Geral da Nissan do Brasil
Hoje tive a oportunidade de bater um papo informal e bem agradável com Airton Cousseau, novo Presidente da Nissan no Mercosul e novo Diretor Geral da Nissan do Brasil, que substituiu Marco Silva e agora responde pelas áreas de manufatura da montadora no Brasil e na Argentina, usando sua incrível experiência em importação, exportação, vendas, pós-venda, marketing, finanças e desenvolvimento da rede de concessionárias.
Poliglota e com mais de 30 anos na indústria automotiva (tem passagens pela GM e Hyundai), ele está há 8 anos na Nissan, onde ocupou cargos de liderança na América do Norte, na China e na América Latina. Seu último cargo antes de vir para o Brasil foi na Nissan América do Norte, onde era Vice-Presidente Sênior de Marketing e Vendas e fez parte da equipe que recuperou a atuação da marca naquele mercado. Na China ele foi Vice-Presidente da Dongfeng Motor e Diretor Administrativo da Dongfeng Nissan Passenger Vehicle, que é a parceira da marca japonesa naquele país de dimensões continentais. E antes disso foi Presidente da Nissan no México.
A Nissan América do Sul virou uma unidade de negócios oficial em 2020, exatamente pra acelerar seu desenvolvimento e destacar sua linha de produtos no continente. Como parte da estratégia de crescimento, ela quer se tornar um polo de abastecimento da região, com as fábricas brasileira de Resende (RJ) – onde faz Versa e Kicks – e argentina de Santa Isabel, em Córdoba, onde faz a Frontier.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Marketing pela Universidade da República e em Finanças pela Universidade de Montevidéu (ambas no Uruguai), Airton Cousseau fica baseado no Brasil (São Paulo) e quer ajudar a Nissan a atingir o objetivo de se posicionar como uma das 3 principais marcas da região, ser líder em veículos elétricos no Brasil, expandir a planta de Resende pra aumentar a exportação, posicionar ainda mais os veículos da marca no mercado e reforçar a parceria com concessionárias e fornecedores, além de superar as expectativas dos consumidores e tornar mais acessível tecnologias inovadoras. Para Guy Rodriguez, Presidente e Diretor Geral da Nissan na América do Sul, “Airton tem em sua trajetória o vasto e necessário conhecimento operacional para conduzir o negócio no Brasil, bem como o entendimento de trabalhar com diferentes culturas, inclusive da América Latina. Tenho certeza que isso agrega um valor estratégico em seu novo cargo”.