Alpine e Renault fazem bonito no Festival de Goodwood
A Alpine e a Renault revelaram suas mais recentes novidades automotivas no Festival de Velocidade de Goodwood de 2022, incluindo o novíssimo Mégane E-Tech 100% elétrico, que fez sua estreia ao público na lendária colina da propriedade no Reino Unido – ele ainda estava exposto numa área reservada aos veículos elétricos.
O conceito Renault 5 Prototype também estava presente na Avenida Elétrica e é uma reinterpretação do original, revisitando o emblemático design com visual audacioso, que apresenta o estilo do futuro Renault 5, cujo lançamento está previsto para 2024.
As caixas de rodas mais largas deste supermini-conceito de 5 portas foram inspiradas em outro Renault 5, que também esteve presente no Festival de Velocidade: o Renault 5 Turbo Maxi Superproduction, com motor turbo em posição central, que construiu sua reputação em ralis e que foi pilotado até o topo da colina pelo francês Alain Serpaggi. E para comemorar os 50 anos do Renault 5, foi até organizada uma procissão na colina com o Renault 5 Turbo Maxi Superproduction. Já o Renault RS10 F1 de 1979, primeiro carro de Fórmula-1 com motor turbo a vencer um Grande Prêmio, fez sua aparição na pista pilotado por René Arnoux.
ALPINE – A Alpine fez a estreia mundial do A110 Tour de Corse 75, ícone do rali em série limitada, inspirado no A110 que participou da Volta da Córsega de 1975 e que tem 300 cavalos de potência, chassi com regulagem fina e visual em duas tonalidades (preto e amarelo), complementado por detalhes nas cores preto e branco. O cupê também esteve exposto no Paddock First Glance, onde os visitantes puderam admirar cada detalhe, como as rodas de 18 polegadas em tom branco brilhante, os assentos de competição, as pinças de freios Brembo na cor alaranjada e a nova central multimídia.
O A110 Berlinette que participou da edição 1975 da Volta da Córsega e inspirou a edição limitada também estava presente em Goodwood. Criada em 1956, a Volta da Córsega é uma das provas mais emblemáticas do automobilismo esportivo, principalmente em rali. Em 1967, a competição passou a fazer parte do Campeonato Francês de Rali, se tornando a principal atração em 1973. Dois anos mais tarde, 77 equipes enfrentaram a pista de asfalto na Córsega, mas só 22 equipes conseguiram cruzar a linha de chegada, mostrando a dificuldade desta etapa, quando um Alpine A110 e um Lancia Stratos HF travaram uma luta acirrada pela vitória e a decisão só aconteceu na última etapa especial. A vantagem sobre o A110 oscilava entre 5 segundos e 30 segundos antes da última etapa, sendo que foi no último setor cronometrado que eles travaram uma aguerrida batalha, registrando o mesmo tempo. No final, o Alpine terminou a prova com apenas 32 segundos de diferença do mais alto degrau do pódio.