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As atrações da Mercedes-Benz na Fenatran 2019

A Mercedes-Benz foi a marca com o maior número de novidades na Fenatran 2019, mesmo já tendo apresentado antes do evento os novos Actros e Sprinter. Na feira de transporte, ela aproveitou para lançar o inédito motor OM 471 com 530 cavalos para a linha Actros, que será o mais potente da marca no Brasil a partir de 2020, servindo para operações rodoviárias específicas e oferecendo alto torque em baixa rotação e reduzido consumo de combustível – 12% melhor que o anterior. Com injeção eletrônica common-rail com multiplicador de pressão, ele tem 13 litros, 6 cilindros em linha e duplo comando de válvulas, incluindo o freio-motor de maior potência do mercado: 560 cavalos. Equipará as inéditas versões 2553 LS 6×2 e 2653 LS 6×4 (com suspensão pneumática) e 2653 S 6×4 (suspensão metálica).

A partir de 2020, a linha Actros contará também com outros 3 novos caminhões extrapesados rodoviários: 2045 4×2 (que marca sua estreia na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4, que se juntam ao 2651 6×4, com potências entre 450 a 530 cavalos, mais câmbio automatizado, nova aerodinâmica, piloto automático, novos defletores, painéis digitais, carregador de celular sem fio e sistema que o freia automaticamente quando identifica pedestres, veículos e obstáculos à frente, além de câmeras no lugar dos espelhos retrovisores externos convencionais, que exibem as imagens em duas telas de 15 polegadas no interior e oferecem melhor visibilidade do caminhão e do implemento inclusive à noite, além de reduzir o consumo – graças aos ganhos aerodinâmicos.

Chamado MirrorCam, o sistema será opcional e identifica veículos e objetos a 250 metros. E, mesmo com as cortinas da cabina fechadas, o motorista pode acioná-lo a qualquer hora pra verificar as imagens captadas, monitorando o entorno sem precisar sair da boleia. E na abertura da Fenatran, a Mercedes-Benz vendeu os primeiros 5 Actros sem retrovisores externos pra Fagundes Construção e Mineração, maior frotista de Actros no Brasil e um das maiores do mundo, com cerca de 500 caminhões dessa linha de extrapesados na frota. Os modelos serão usados no transporte de cargas pesadas e em carretas basculantes.

Inéditos serviços que chegam ao mercado junto com o novo Actros: o Uptime (inteligência artificial e telemetria a serviço da disponibilidade do caminhão para o transporte), o Total Mobility (serviços e consultoria ao cliente pra gestão da frota e manutenção) e o Habbl (que reúne os processos de logística e transporte numa só plataforma digital). A Mercedes-Benz também lançou aplicativos pra ajudar o caminhoneiro no dia a dia, sendo 3 Fleetboard (o Liga na Estrada, que avalia motoristas conforme sua forma de dirigir; o Jornada da Estrada, que faz a gestão diária do veículo; e o Vehicle Lens, que realiza o check-list online completo do veículo) e mais o Mercedes Club, programa de fidelidade e recompensas, que chega em 2020.

NOVA SPRINTER – Outra atração da Mercedes-Benz na Fenatran 2019 foi a nova Sprinter, que se destaca por muitas novidades tecnológicas, como os inéditos e exclusivos Assistente Ativo de Frenagem (que detecta uma possível colisão e freia sozinho) e Detector de Fadiga, além do Assistente de Partida em Rampa. No design, ela ficou mais aerodinâmica e traz novos faróis em posição mais elevada e com proteção contra pequenos impactos, além de luzes diurnas e para-choques mais robustos.

Outra novidade é o multimídia com tela sensível ao toque, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular e câmera de ré.

Em termos de conforto, seu cockpit é similar ao de um automóvel, incluindo direção elétrica, ignição por botão, ar condicionado mais eficiente (com 2 compressores e controle digital) e chave com sensor de presença e alarme.

Os motores ficaram mais potentes e a linha ganhou novos modelos para vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de carga: 314 CDI Street (143 cavalos), 416 CDI e 516 CDI (163 cavalos). E o PBT da 416 CDI chega agora a 4.100 kg, 220 kg a mais que a anterior.

A caixa de câmbio do chassis com cabina tem preparação para instalação de tomada de força, oferecendo uma potência de 28 kW.

ATEGO AUTÔNOMO – O Atego ganhou destaque no evento por ser o único caminhão com direção autônoma disponível para test-drive. Parceria da Mercedes-Benz com a Grunner, o Atego 2730 6×4 com bitola mais larga e pneus agrícolas é usado em operações confinadas de colheita e transbordo da cana picada, evitando o pisoteio das linhas de plantio, substituindo tratores e agilizando o processo de transbordo dentro das fazendas. A direção autônoma é controlada por sistema que inclui piloto automático, georreferenciamento e GPS. Com isso, pode ser usado sem parar por 24 horas nos trechos da fazenda onde acontece a colheita. Com capacidade para 14 toneladas de carga líquida, tem 286 cavalos e transmissão automatizada de 12 marchas feita para aplicações off-road, bem como suspensão traseira de molas trapezoidais centralmente articuladas (ou suspensão metálica e pneumática), estribo acima da linha do parachoque, grade de proteção, escape vertical e parachoque de alta resistência.

Junto com a Grunner, a Mercedes-Benz também disponibiliza o Axor 3131 8×4 com direção autônoma, dono da maior capacidade de carga líquida do mercado: até 20 toneladas de cana picada.

BANCO MERCEDES – Líder em financiamento em todos os segmentos de atuação, o banco Mercedes apresentou duas novas modalidades de CDC: o Flexibility (para caminhões novos e usados) e o Decrescente (para veículos comerciais e de passeio). O Flexibility tem o objetivo de garantir mais flexibilidade na compra dos modelos Atego e Accelo 0 km e também está disponível para caminhões seminovos da SelecTrucks. Nesta modalidade, o cliente contrata o financiamento com entrada mínima, parcelas fixas mensais reduzidas e parcela final correspondente ao valor de recompra do bem. Ao final do contrato, poderá revendê-lo à SelecTrucks pelo valor previamente definido, facilitando a compra de um novo. Tem prazos de 24 a 60 meses para veículos 0 km, com entrada mínima de 20% para pessoa física e 10% para pessoa jurídica. Pra seminovos, o prazo são 36 meses, com entrada mínima de 30%. No Decrescente, as parcelas vão ficando menores a cada mês, possibilitando um desembolso ainda menor pro cliente, que paga menos juros no valor total do contrato, em comparação ao CDC tradicional. Está disponível para todos os veículos comerciais e de passeio 0 km da Mercedes-Benz, com prazos entre 3 e 60 meses e entrada mínima de 20% pra pessoa física e 10% pra pessoa jurídica.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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