As cores mais vendidas na Nissan
A cor do carro é um dos itens mais analisados pelo consumidor antes da compra. Variáveis são levadas em consideração no momento da decisão. Entre elas, se faz muito frio ou calor na região, a facilidade na revenda e a praticidade na manutenção do dia a dia.
Analisando as vendas da Nissan em 2019, conclui-se que as cores mais tradicionais ainda dominam. O mais curioso é que 35% dos mais de 103 mil veículos comercializados pela marca japonesa em 2019 foram da cor branca, confirmando a mudança na preferência dos brasileiros na última década. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o tom branco correspondia a apenas 12% dos veículos brasileiros novos em 2010, mas em 2019 ficou com 43% do total emplacado.
Até então associada a táxis em cidades como São Paulo, os carros brancos são os mais vendidos pela Nissan em 85% dos Estados brasileiros, em suas três opções: metálica, sólida e 2 tons (carroceria branca com teto preto). A preferência por essa cor cresceu a partir da chegada de carros importados de segmentos superiores. Tanto que o Leaf, 100% elétrico mais vendido do mundo, é vendido no mercado brasileiro nessa tonalidade.
A cor branca metálica, chamada Diamond, fica com 23% do total, sendo a mais vendida em 22 Estados. Desses, os com maior participação do branco na Nissan são Tocantins (46%), Espírito Santo e Sergipe (43%) e Goiás (42%). Os Estados que compram menos branco são São Paulo (31%) e Amazonas (24%).
Até no Distrito Federal, que tem a cor preta como a 2ª mais vendida (16%), o branco predomina: 20% do mix total. As outras opções de branco na linha Nissan (Aspen, sólida e branco com teto preto) somam 12% das vendas, completando os 35% da tonalidade.
A segunda cor na preferência dos donos de Nissan no país é a cinza grafite, com 19% do total, sendo a mais vendida nos Estados de São Paulo (22%), Minas Gerais (21%) e Alagoas (20%).
A terceira cor mais comprada pelos consumidores dos modelos Nissan é a prata, ficando com 18% de todos os carros vendidos em 2019. Rondônia é o Estado que mais compra essa cor (28%), seguido do Acre (26%) e de Roraima (25%).