Carros

Nissan transforma sonho de estagiário em carro-conceito autônomo

Em 1970, o termo “minivan” ainda não tinha sido criado, os utilitários esportivos (SUVs) eram usados principalmente por topógrafos, um novo tipo de supercarro surgiu no Japão usando o desconhecido emblema GT-R e o futuro designer de automóveis Jaebum ‘JB’ Choi ainda estava a décadas de nascer em Seul, na Coreia do Sul.

Choi, como muitos dos formandos do ArtCenter College of Design, em Pasadena, Califórnia, EUA, olhou para o futuro – mais precisamente 2050 – na sua tese e selecionou um esportivo (Nissan GT-R) para uma era autônoma.

Ele estava iniciando um estágio na Nissan Design America, em La Jolla, no Estado da Califórnia, EUA, e sua tese ganhou asas. Foi quando o Nissan GT-R (X) 2050 nasceu.

Comecei meu estágio em janeiro de 2020 e participei de projetos por dois meses. Então comecei minha ‘visão humanóide’, trabalhando em casa por causa da pandemia da Covid-19. E mal imaginei que a equipe da Nissan Design America me ajudaria a criá-lo em tamanho real”, disse Choi.

O modelo tem pouco menos de 3 metros de comprimento e cerca de 60 centímetros de altura, sendo que o único ocupante – o motorista – fica horizontalmente numa posição ‘deitada’, com os membros estendidos em forma de X, usando um traje futurístico e um capacete que lembra o dos motociclistas de superbikes, projetado pra ter uma câmera compartilhada com a visão de realidade virtual, onde um transmissor ajudaria o cérebro a ativar sinais digitalizados.

Como uma máquina ‘vestível, Choi prevê que conectar o cérebro humano ao do computador forneceria um desempenho melhor que o de carros autônomos ‘comuns’.

Ele diz que o veículo imita a forma do corpo humano para que possa proteger o cérebro com eficiência.

Tentei ajustar o tamanho do corpo de uma pessoa o máximo que pude, como se estivesse utilizando um carro. Queria criar uma nova forma de máquina que não fosse um veículo para se dirigir, mas o espaço onde a máquina e o humano se tornassem um”, explica Choi sobre o layout compacto do veículo.

O projeto futurista ainda segue sugestões do atual Nissan GT-R, como as icônicas lanternas e os detalhes listrados na cor vermelha do Nissan GT-R Nismo.

Mas traz bizarrices como rodas e pneus numa forma quase quadrada, permitindo que o veículo gire 360 graus.

Os pneus têm 21 polegadas e o círculo interno das rodas é de 15 polegadas, com padrão de raios que ajuda a esfriar rapidamente numa frenagem extrema.

Por fim, o Nissan GT-R (X) 2050 também pode ter uma asa ativa que o deixaria mais firme no solo quando estendida – e que dobra para que o motorista entre e saia.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios