Aston Martin DBX707 é o SUV de luxo mais potente do mundo
Se você gosta de SUVs de luxo, controle a ansiedade, pois em 2022 chega ao mercado uma opção a mais, oferecida pela marca britânica Aston Martin. Estou falando do DBX707, que promete ser o mais rápido e o mais potente, além de oferecer uma precisão excepcional e uma experiência de direção viciante.
Inspirado no DBX e custando a partir de US$ 232 mil, o DBX707 teve cada área aprimorada pra aumentar o desempenho e intensificar o prazer de dirigir. Ele impressiona logo pela grande grade do radiador cromada acetinada, ampliada para aumentar o fluxo de ar de refrigeração do motor V8. Ela possui palhetas duplas, com 6 barras horizontais divididas.
Ele também chama a atenção pelo estilo das luzes diurnas, pelas entradas de ar com dutos de resfriamento para os freios e pelas lâminas do capô com persianas.
Na traseira, destaque para o spoiler traseiro com difusor duplo e para o sistema de escapamento com quatro ponteiras com acabamento preto acetinado e que oferece uma assinatura sonora única.
Nas laterais, chamam a atenção os contornos das janelas num tom cromado acetinado escuro e as soleiras laterais preto brilhante, além das rodas de 22 polegadas com duas opções de desenho, nas medidas 10J x 22” na dianteira e 11,5J x 22” na traseira, calçadas com pneus Pirelli P Zero nas dimensões 285/40 YR22 na frente e 325/35 YR22 atrás. E as rodas ainda podem ser de 23 polegadas, disponíveis nas cores preto texturizado ou preto acetinado com detalhes diamantados – e que, por conta do pneu maior, oferece respostas de direção ainda melhores.
O motor é um 4.0 V8 biturbo de 707 cavalos de potência (157 cavalos a mais que o DBX), acoplado a uma transmissão automática de 9 velocidades com embreagem ‘úmida’ multidisco, que possui mudanças de marcha muito mais rápidas que o câmbio com conversor de torque, fazendo-o acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chegar aos 160 km/h em 7,4 segundos, além de atingir a velocidade máxima de 310 km/h.
Para domar tanta potência, freios de cerâmica de carbono são de série, medindo 420 milímetros na frente (com pinças de alumínio de seis pistões) e 390 milímetros atrás (com pinças de alumínio de pistão deslizante), mais pastilhas de alto desempenho e com resfriamento aprimorado.
O DBX707 também traz diferencial traseiro de deslizamento limitado eletrônico, reforçado para lidar com o torque e que tem relação de transmissão final mais curta que a do DBX, ajudando na aceleração em marchas mais baixas e melhorando as respostas ao pisar fundo. A calibração cuidadosa garante que o SUV tenha agilidade nas curvas e combine tração e agilidade em todos os momentos, graças também a uma suspensão a ar com regulagem de chassi, novas válvulas de amortecimento e recalibração do volume das molas para melhorar o controle da carroceria, elevando-a em até 45 milímetros e rebaixando-a em até 30 milímetros. Ele oferece cinco modos de condução (um off-road), sendo que o “Race Start” está disponível nos modos GT Sport e Sport+ e melhora a aceleração.
Com 5,03 metros de comprimento, 2,20 metros de largura, 1,68 metro de altura e 3,06 metros de distância entreeixos, o Aston Martin DBX707 pesa 2.245 quilos e tem capacidade de reboque de 2.700 quilos. Seu tanque de combustível comporta 87 litros e o porta-malas leva 638 litros na posição normal, mais 81 litros de armazenamento sob o piso.
Com distância em relação ao solo de 175 mm e altura máxima de passeio de 220 mm, ele passa por alagados de até 500 mm de profundidade e possui ângulos de aproximação de 22,2 graus (altura máxima de passeio de 25,7 graus), de partida de 24,3 graus (altura máxima de passeio de 27,1 graus) e de ruptura de 15,1 graus (altura máxima de passeio de 18,8 graus).
Agora vamos entrar e o DBX707 dá as boas-vindas com portas de fechamento suave, duas opções de bancos (todos com aquecimento e regulagem elétrica em 16 posições) e revestimento que pode ser uma mistura de couro com Alcantara ou totalmente em couro, trazendo emblemas Aston Martin bordados nos apoios de cabeça, faixa contrastante no centro dos assentos e perfuração nos encostos e nas almofadas da base.
O acabamento é cromado escuro para o painel, mas pode ser também cromo brilhante ou em fibra de carbono. Já o folheado preto brilhante é padrão, com acabamento opcional de fibra de carbono ou metal bronze.
Para quem gosta de algo verdadeiramente único, a Aston Martin possui um serviço sob medida que oferece o máximo em personalização, com ampla gama de opções, de gráficos a carbonos coloridos e materiais exclusivos.
No espírito de colocar o motorista no controle, o DBX707 traz no console inferior interruptores para selecionar o modo de direção. Ou seja, em vez de ter que entrar num menu do multimídia, o condutor tem controle imediato na ponta dos dedos em botões de suspensão, ESP, seleção manual das marchas e escapamento, que abre as válvulas sem estar no modo Sport.
No quesito Segurança, o Aston Martin DBX707 traz tudo o que existe de mais moderno no mercado. De equipamentos, possui painel digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas e som premium de 800 watts de potência em 14 alto-falantes, mais quatro entradas USB, entrada para SD-Card e 3 tomadas de carregamento de 12 volts, além de sistema de navegação por satélite e iluminação ambiente disponível em 64 cores.