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Aston Martin Valhalla: o supercarro híbrido que define a maestria de dirigir

A jornada transformadora da Aston Martin deu um grande passo à frente com o carro-conceito Valhalla, trazido pra realidade de produção como um extraordinário supercarro híbrido de motor central, construído com chassis, aerodinâmica e eletrônica forjados na Fórmula 1. O único foco da Valhalla é envolver o motorista num novo tipo de experiência de condução, sem precedentes entre os supercarros.

Com trem de força central a gasolina e bateria elétrica de 950 cavalos, nova estrutura de fibra de carbono e aerodinâmica moldada pela filosofia pioneira vista pela primeira vez no revolucionário Valkyrie, o Valhalla tem 3 motores. O principal deles é um 4.0 V8 biturbo refrigerado a ar, montado na parte central traseira, que é o V8 mais avançado e de melhor desempenho já instalado num Aston Martin, com 750 cavalos e que envia tração exclusivamente para o eixo traseiro. Além disso, exala pelo escape com abas ativas um som autenticamente Aston Martin, incluindo saídas de escape na parte superior para aumentar as sensações visuais e auditivas.

Complementando este novo motor V8 está um sistema híbrido de bateria usando um par de motores elétricos, um montado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. O sistema elétrico contribui com mais 204 cavalos, para uma entrega de potência combinada de 950 cavalos. Quando conduzido no modo elétrico, a energia da bateria é direcionada exclusivamente para o eixo dianteiro. Em outros modos de condução, a energia da bateria é dividida entre os eixos.

Completando o trem de força está uma transmissão de 8 velocidades e dupla embreagem totalmente nova, desenvolvida especificamente para a era híbrida e com ré que usa os motores elétricos para economizar peso, ao dispensar a necessidade de uma ré convencional. A energia elétrica também é usada pra melhorar o controle e a resposta em baixa velocidade. E graças ao torque instantâneo, o sistema híbrido auxilia o motor V8 a oferecer uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h. Rodando no modo elétrico, o Valhalla atinge a velocidade máxima de 130 km/h e tem apenas 15 quilômetros de autonomia.

Em termos de estrutura, o Valhalla é construído em torno de um novo chassi de fibra de carbono. A suspensão dianteira é como na Fórmula 1, com molas e amortecedores montados na parte interna. Junto com o projeto multilink da traseira, o Valhalla usa molas de ajuste variável e amortecedores adaptativos. Além da suspensão mais rígida, o modo Track reduz a altura em relação ao solo para melhorar a aerodinâmica. Na outra extremidade da escala de velocidade, um sistema levanta a frente do carro para melhorar a passagem em guias, lombadas e valetas.

Freios de cerâmica garantem uma frenagem excepcional. Pneus Michelin (20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira) desenvolvidos sob medida para o Valhalla fornecem uma conexão íntima que aumenta o prazer, a confiança e a sensação de controle total do motorista.

Pesando 1.550 quilos, o Valhalla tem relação peso-potência incomparável e se beneficia de uma filosofia aerodinâmica inspirada na Fórmula 1 do hipercarro Valkyrie, empregando um gerenciamento magistral do fluxo de ar sob a carroceria, para oferecer uma estabilidade inabalável.

Espetaculares portas com dobradiças dianteiras impressionam no início e no final de cada jornada, enquanto os recortes no telhado facilitam a entrada e a saída. Uma tomada de ar de teto envia ar direto para o motor, com entradas adicionais (laterais e traseiras) e aberturas sendo integradas suavemente ao estilo da carroceria.

A cabine tem muitas características inspiradas na Fórmula 1, claramente focada no motorista e trazendo pedais e volante ajustáveis.

Os faróis com feixes de luz adaptáveis oferecem excelente visão para a frente no escuro, enquanto que o ar-condicionado dualzone oferece alto nível de conforto aos ocupantes. O Valhalla também traz os mais recentes sistemas de assistência avançada, como frenagem autônoma de emergência, aviso de colisão, piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego e câmera de ré com opção de visão 360 graus.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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