Audi A6 e-tron é pioneiro em inovações
A Audi avança em direção à mobilidade elétrica e apresentou um conceito precursor de uma família inovadora de carros totalmente elétricos, o A6 e-tron, por ter sido desenvolvido numa plataforma completamente nova, criada em conjunto com a Porsche e que servirá e base para novos modelos no futuro e que será introduzida inicialmente em veículos do segmento C e B, incluindo SUVs e modelos próximos ao chão, como este da matéria. Aliás, o A6 representa a marca num dos segmentos de maior volume no mundo há várias décadas, com longa tradição em sistemas eletrificados: em 2011 ganhou uma versão híbrida e em 2019 virou híbrido plug-in, com autonomia em modo 100% elétrico de até 91 quilômetros.
Já o A6 e-tron usa só energia elétrica e representa um conceito de design totalmente novo, projetado como um Sportback, com traços que são uma amostra dos futuros modelos. Com 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,44 metro de altura, ele tem aerodinâmica excelente, com coeficiente de arrasto de apenas 0,22. E dependendo do modo de direção selecionado e da versão, poderá rodar mais de 700 quilômetros e chegar aos 100 km/h em menos de 4 segundos.
No design do conceito, uma característica única é a grade frontal fechada, que é limitada na parte inferior por entradas de ar profundas para resfriar o motor elétrico, a bateria e os freios. Os encaixes dos faróis estendem-se para os lados e os arcos das rodas acentuam a largura lateral, onde se destacam as câmeras no lugar dos retrovisores externos.
Na trasira, a saída de ar do difusor é integrada ao spoiler e canaliza o ar embaixo, reduzindo a turbulência.
A tinta experimental do conceito oferece benefícios técnicos que reduzem o consumo de energia, porque pode refletir uma porcentagem significativa da radiação térmica na luz solar, reduzindo a quantidade de energia que entra na carroceria e no interior. O resultado é que, em muitas situações, não é preciso usar o ar-condicionado, o que beneficia a autonomia.
Já os faróis de última geração ganharam funcionalidades: se o A6 e-tron for estacionado em frente a uma parede para recarregar a bateria, dá para passar o tempo jogando videogame, com imagens projetadas na parede e com os ocupantes controlando o jogo através do smartphone.
Nas laterais, três pequenos projetores de led são integrados em cada uma das portas, transformando o solo abaixo deles num palco, quando as portas são abertas.
E efeitos de iluminação cumprimentam os ocupantes com mensagens em seus próprios idiomas.
Os pequenos projetores também exibem símbolos de aviso no solo (como para avisar o motociclista de que a porta do carro está prestes a abrir), enquanto que outros 4 projetores geram projeções de mudança de direção.
A traseira traz uma nova geração de elementos digitais, como uma faixa contínua de luzes, que atuam como uma tela e que podem ser usadaspara criar variações quase ilimitadas de assinaturas, adaptadas ao gosto do cliente.
A tecnologia de 800 volts garante que a bateria possa ser carregada num tempo muito curto: 10 minutos são suficientes pra rodar mais de 300 quilômetros e a bateria carrega 80% em menos de 25 minutos. Os dois motores elétricos são capazes de fornecer alto torque desde a primeira pisada, acelerando de 0 a 100 km/h entre 7 e 4 segundos.
Por fim, as rodas dianteiras são conectadas por meio de um eixo calibrado para veículos elétricos, com múltiplos braços na traseira. E a suspensão a ar conta com amortecedores adaptáveis.