Audi e outros veículos do Universo Marvel
Apesar dos super-heróis serem as atrações principais dos filmes da Marvel, alguns dos veículos utilizados de 2008 para cá também se destacaram nos momentos de ação. Produzidos por marcas conhecidas e apreciados por sua velocidade e por detalhes requintados e tecnológicos que chamaram muito a atenção do público, eles podem ser considerados tão marcantes quanto os personagens que os dirigiram.
Relembre alguns deles (tem Audi, Chevrolet, Lexus, Lamborghini e Hyundai) no infográfico desenvolvido pelo site Carro Aluguel. E na matéria veja a participação da Audi, da Ford e da Lexus nos filmes da Marvel.
O Audi e-tron GT está estreando no cinema como o carro de Tony Stark em Vingadores: Ultimato, numa parceria da montadora alemã com a Marvel que iniciou em 2008, ainda no primeiro filme do Homem de Ferro – quando ele dirigia um R8 Coupé.
Primeiro veículo 100% elétrico produzido em série da marca, o e-tron já está sendo testado nas nossas ruas e estradas e chega ao Brasil no segundo semestre de 2019. Com tecnologia de ponta, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, possui autonomia aproximada de 400 quilômetros e pode recarregar até 80% da bateria em apenas 30 minutos.
Já o Audi e-tron GT tem produção prevista para 2020, gera 590 cavalos de potência e acelerará até os 100 km/h em apenas 3,5 segundos. O cupê de 4 portas terá autonomia para rodar mais de 320 quilômetros e capacidade de recarregar 80% de sua bateria em somente 20 minutos.
Em Homem de Ferro 2, de 2010, Stark dirigia o Audi R8 Spyder, enquanto que no terceiro longa (de 2013) usou o R8 e-tron, versão elétrica conceito do esportivo. Stark ainda desfilou num R8 Coupé em Vingadores: Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil – que também tinha um SQ7 sendo usado pelo Capitão América. Outro Audi que aparece em Vingadores: Ultimato é o e-tron Sportback concept, numa participação especial.
Além disso, o novo Audi A8 fez sua estreia em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, quando Peter Parker é conduzido por Happy Hogan no A8 L numa cena que demostra a direção altamente autônoma em congestionamentos: Happy tira as mãos do volante e o A8 assume o comando. Outro Audi visto neste longa-metragem é o TTS Roadster, quando o Spider-Man precisa assumir o volante do esportivo ao perder a eficiência de suas teias.
Eia a linha do tempo completa de aparição de veículos da Audi nos filmes com heróis da Marvel: Homem de Ferro (2008): R8 Coupé, S5 e Q7; Homem de Ferro 2 (2010): R8 Spyder, A8L e S5 Cabriolet; Homem de Ferro 3 (2013): R8 e-tron, S7 Sportback e A8L; Vingadores: Era de Ultron (2015): R8 Coupé, A3 Cabriolet, TTS e A6 Hybrid; Capitão América: Guerra Civil (2016): SQ7, prologue concept, A4 Sedan, R8 e A7 Sportback; Homem-aranha: De Volta ao Lar (2017): A8L, R8 Spyder e TTS Roadster; e Vingadores: Ultimato (2019): e-tron GT concept e e-tron Sportback concept
CAPITÃ MARVEL – O curioso é que nenhum Audi participou do filme da Capitã Marvel, mas como a fabricante bávara foi a patrocinadora mundial do longa-metragem, criou uma propaganda onde a personagem faz um curso rápido sobre o passado e o presente e conhece o e-tron.
Chamado The Debriefing, o curta-metragem mostra a heroína sendo reintroduzida à sociedade após anos longe da Terra, com uma agente do governo apresentando as mudanças que aconteceram no mundo, incluindo avanços na guerra contra o glúten, evoluções tecnológicas e a formação dos Vingadores. No final, ela é apresentada ao e-tron e o leva pra dar uma volta.
REALIDADE VIRTUAL – A Audi também utilizou essa parceria com a Marvel e com a Disney para transformar seu elétrico e-tron numa plataforma de realidade virtual, que foi demonstrada na última feira Consumer Electronics Show, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Para isso, foi criada a experiência Os Vingadores: Rocket’s Rescue Run, onde passageiros no banco traseiro de um Audi e-tron vivem uma aventura pelo espaço sideral, utilizando óculos de realidade virtual para verem o carro elétrico se transformar numa espaçonave tripulada pelos Guardiões da Galáxia, enquanto atravessam um campo de asteroides ao lado de Rocket.
Então, cada movimento do automóvel da marca alemã era refletido na experiência em tempo real. Exemplo: se o veículo virasse uma esquina apertada, o jogador se curvava em torno de uma outra nave espacial. Se o Audi e-tron acelerasse, a aeronave fazia o mesmo.
Outra marca vista em um dos filmes da Marvel foi a Ford, quando colocou o novo EcoSport como o carro oficial do longa Guardiões da Galáxia Vol. 2, que inclusive resultou numa história em quadrinhos lançada em versão impressa limitada de 500 cópias e publicada online por pouco tempo. Na época (2017), o SUV compacto estava sendo apresentado como a próxima novidade da marca a chegar ao solo norte-americano, vindo equipado com motores 1.0 turbo de 3 cilindros e 2.0 de 4 cilindros.
A Lexus teve uma participação de luxo no filme Pantera Negra, com a aparição do emblemático LC 500 numa cena de ação com T’Challa pelas ruas. Na ficção, a estrutura do cupê esportivo é composta por vibranium, o raro e resistente metal encontrado somente em Wakanda, país de origem do herói. A divisão de luxo até apresentou 2 veículos originados a partir de sua participação no longa: a série limitada LC Inspiration 2018 e o conceito LC Black Panther Inspired.
Já a Renault pode não ter participado ativamente dos filmes da Marvel, mas usou da criatividade quando do lançamento do compacto Kwid, ao utilizar o Hulk para apresentá-lo. Em comercial criado pela Neogama, o super-herói verde aparecia percorrendo alguns dos pontos mais conhecidos de São Paulo (incluindo o Minhocão, a avenida Paulista e o clássico edifício do Banespa) ao lado do SUV dos compactos, para salvar a cidade de um cataclisma. Os efeitos especiais da propaganda foram criados pela Framestore, que trabalhou em Vingadores: A Era de Ultron, Avatar e os filmes do Harry Potter, entre outros.