Audi e-tron S Sportback à venda no Brasil
Primeiro carro 100% elétrico produzido em série no mundo equipado com três motores, o Audi e-tron S Sportback está à venda no Brasil, custando a partir de R$ 780 mil na modalidade Venda Direta.
Com possibilidade de personalização de diversos itens, ele oferece sete itens configuráveis: são três acabamentos para os retrovisores, cor do couro, nove cores externas, dois desenhos de roda, duas cores para as pinças de freio, detalhes pretos ou em alumínio e acabamento em alumínio, carbono ou cinza.
Os três propulsores elétricos, distribuídos no eixo traseiro (onde ficam dois motores) e um no eixo dianteiro, são capazes de entregar 503 cavalos de potência, possibilitando até atividades de drift.
Numa condução habitual, somente os motores elétricos traseiros são acionados. Já o propulsor elétrico dianteiro apenas entra em ação quando se exige mais desempenho ou antes que a tração reduza.
No modo S, ele fornece 503 cavalos por 8 segundos, chegando aos 100 km/h em 4,5 segundos e atingindo os 210 km/h.
A tração elétrica foi aprimorada, ganhando vetorização de torque: onde cada motor elétrico traseiro envia o torque diretamente para a roda, não havendo mais diferencial mecânico.
Se o controle de estabilidade estiver definido como Sport e o modo de condução for o Dynamic, o Audi e-tron S Sportback fica pronto até para exercícios de drift – ao se aproximar do limite, a roda dianteira sem carga no lado interno da curva é desacelerada ligeiramente por meio do freio, para evitar escorregamentos.
A bateria permite uma autonomia de 380 quilômetros e reduz o centro de gravidade do automóvel.
A direção progressiva enfatiza a segurança e a suspensão a ar adaptativa possui calibragem esportiva, enquanto que os sete modos de condução disponíveis acessam a suspensão com amortecimento regulado e podem variar a altura do solo em até 76 milímetros, facilitando colocar bagagens no porta-malas.
Uma das principais soluções aerodinâmicas do Audi e-tron permanece na versão S Sportback, que oferece câmeras no lugar dos retrovisores externos, enviando imagens para telas localizadas nas portas.
A Audi também estreou no modelo novas extensões do arco da roda que contribuem para a aerodinâmica, permitindo atingir um coeficiente de arrasto de apenas 0,26. Um segundo elemento importante na aerodinâmica é a entrada de ar de resfriamento controlável com dutos para resfriar os freios dianteiros. Mas ele permanece fechado sempre que possível, para que a corrente de ar flua sobre o capô sem turbulências.
O e-tron S Sportback está equipado com uma bomba de calor, que retira energia térmica do calor residual dos componentes de alta tensão e usa pra aquecer o interior ou a bateria durante um dia frio, aumentando a autonomia em 10%.
O motorista pode escolher entre três níveis de recuperação, sendo que o mais alto permite dirigir com um único pedal: ao frear, os motores elétricos desaceleram sozinhos. E, dependendo da situação, o sistema decide se o carro desacelera só com os motores elétricos, com os freios ou com uma combinação dos dois sistemas.
No design, o Audi e-tron S Sportback possui parachoques com contornos fortes e entradas de ar grandes, além de acabamentos cromados na dianteira e na traseira.
A inserção do difusor na traseira se estende quase por toda a largura. E os arcos das rodas são 23 mm mais largos.
Os faróis de led trazem luz de direção, onde cada feixe de luz é dividido em 1,3 milhão de pixels e pode ser controlado com precisão. Logo ao ligar/desligar o carro, os faróis projetam na parede ou no chão uma assinatura animada e personalizada, que pode inclusive conter a palavra “e-tron”. Outra novidade é a iluminação da faixa de rolagem da estrada: além de iluminar da forma tradicional, os faróis destacam e se ajustam à largura da faixa, projetando pequenas setas à frente.
Outra função identifica pedestres e ilumina a área onde eles estão, para ampliar sua visão. Por último, o conjunto é capaz de acompanhar os próximos metros da estrada e iluminar de forma antecipada, para aumentar a visibilidade.
Dentro, o Audi e-tron S Sportback utiliza tonalidades escuras, sendo que os bancos superesportivos são revestidos de couro premium e ajustáveis eletricamente, trazendo ainda memória no assento do motorista.
O acabamento usa fibra de carbono e o pacote de iluminação ambiente oferece 30 opções de cores.
O console central traz duas grandes telas e o painel de instrumentos digital oferece a possibilidade do motorista selecionar um display especial e-tron, que move o veículo para o centro.
Há ainda minitela de informações no parabrisa e som Bang & Olufsen 3D com 16 alto falantes e 705 watts de potência.
Como opcionais com custo adicional, o Audi e-tron S Sportback oferece sistema de visão noturna e as câmeras no lugar dos espelhos retrovisores externos tradicionais, só que com acabamento em carbono.