O DNA da Honda é esportivo

Apesar de ser reconhecida por seus veículos confortáveis, econômicos, resistentes e tradicionalmente à prova de defeitos, a Honda possui um DNA esportivo, que você conhece aqui através de seus 3 representantes: o Si coupé (comercializado no mercado brasileiro), o Civic Type R e o NSX.

CIVIC SI – Representante da linhagem esportiva da Honda à venda no Brasil (onde possui uma legião de fãs), o Civic Si é encontrado aqui apenas na versão cupê com duas portas e foi feito para apaixonados por performance do dia a dia, além de ser o primeiro turbinado, graças ao propulsor 1.5 com injeção direta, 4 cilindros e duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote, que desenvolve 208 cavalos e vem acoplado a uma transmissão mecânica de 6 velocidades de engates curtos, incluindo manopla de alumínio – material também presente nos pedais.

O Civic Si traz ainda suspensão adaptativa com dois modos de operação, direção direta com relação variável, diferencial com deslizamento limitado e freios, rodas de liga leve de 18 polegadas e largos pneus de 235 milímetros focados na performance.


Dentro, vem com 6 airbags, bancos dianteiros em formato de concha, painel de instrumentos de 7 polegadas com iluminação vermelha, chave com sensor de presença, freio de estacionamento eletrônico, teto solar, ar-condicionado dualzone, ignição no botão, central multimídia de 7 polegadas e som com 452 watts de potência e 10 alto-falantes.

Pra completar, é dono de um design chamativo, que inclui grade preta, tomadas de ar largas, faróis totalmente de led, aerofólio elevado e escapamento central no formato poligonal. Disponível nas cores azul, branco, preto e vermelho, custa R$ 160 mil e tem 3 anos de garantia.

CIVIC TYPE R – Desenvolvido pra entregar a melhor experiência de condução na categoria de hot hatches tanto na estrada como em pistas de corrida, o superesportivo vem com um motor 2.0 turbo de 320 cavalos e transmissão manual de 6 marchas, além de ter um pacote aerodinâmico que proporciona estabilidade em alta velocidade, oferecendo o melhor equilíbrio entre sustentação e aderência.


Inclusive estabeleceu um recorde de volta para hatchbacks de tração dianteira no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. Isto foi no dia 3 de abril de 2017, quando um modelo de pré-produção completou uma volta no famoso traçado em apenas 7 minutos e 43,8 segundos.


Reconhecido como um carro de corrida para as ruas, o Civic Type R é produzido no Reino Unido e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, atingindo a velocidade máxima de 272 km/h. Mas tem um interior espaçoso, com porta-malas com capacidade para 414 litros, tampa com grande abertura e piso plano, para acomodar itens pesados.

HONDA NSX – Híbrido equipado com a nova geração do motor 3.5 V6 biturbo e mais 3 motores elétricos, este bólido oferece uma potência combinada de 573 cavalos, controlados por um câmbio automatizado de 9 marchas e embreagem dupla. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em somente 2,9 segundos e alcança a velocidade máxima de 305 km/h. Vem ainda com direção elétrica, tração integral, amortecedores ajustáveis e reforço nas barras estabilizadoras.


No visual, criado pelo estúdio de design Acura localizado em Torrance, na Califórnia, nos Estados Unidos, com base no conceito original desenvolvido pelo Wako Studio, no Japão, chama a atenção pela grade (cujo filete, antes cromado, agora vem na cor da carroceria), pelas grandes tomadas de ar, pelo spoiler preto brilhante e pelas rodas e pneus exclusivos. Dentro, pode vir com acabamento azul ou em Alcantara.

