Automóveis com ar-condicionado continuam em alta em tempos mais frios
Engana-se quem imagina utilizar o ar-condicionado nos veículos apenas em tempos mais quentes. Ainda tem gente que acredita que o equipamento é de uso exclusivo quando o calor pede. Essa ideia está completamente equivocada, pois o ano inteiro esse equipamento é vital para o bem-estar dos ocupantes do automóvel, além de garantir o bom funcionamento de todo o sistema a ele associado. Mais que uma solução para enfrentar os dias quentes e proporcionar conforto, hoje esse sistema é um instrumento a mais para o aumento da segurança dos motoristas.
Cada dia mais aumenta a procura de carros com ar-condicionado de série, não apenas para ter um conforto a mais nos dias em que as altas temperaturas castigam os motoristas, mas até mesmo por questão de segurança. É frequente verificar a quantidade de veículos que circulam pelas grandes cidades com os vidros totalmente fechados e alguns usando até película para se proteger dos assaltantes. Hoje, para quem vai comprar um automóvel e tem dúvidas entre optar por um com ar-condicionado ou sem, costumo dizer que, mais do que simplesmente ser um item de conforto, o ar-condicionado é um item de necessidade, mantendo os vidros fechados por medida de segurança e evitando que o motorista receba excesso de poluição, entre outras coisas. A maioria dos carros já vem com ar-condicionado de série, mas seminovos e antigos ainda precisam recorrer a kits de ar-condicionado, para serem instalados tempos depois da aquisição do veículo.
FUNCIONAMENTO – Vale ressaltar que deixar o ar-condicionado desligado por muito tempo pode comprometer o seu bom funcionamento, enquanto que a falta de higienização propicia ao ambiente interno do automóvel o aparecimento de fungos e bactérias nocivos à saúde. Como qualquer item do carro, o ar-condicionado exige cuidados e manutenção adequada. O equipamento funciona à base de gás refrigerante e, ao contrário do que muitos pensam, não gasta nem envelhece, embora possa vazar – situação frequentemente motivada pelos impactos sofridos em estradas e ruas esburacadas. Vale lembrar que o gás refrigerante utilizado nos carros desde 1995 é o R134a, isento de CFC (clorofluorcarbono), responsável por prejuízos à camada de ozônio que protege o planeta dos raios solares ultravioleta.
Outro segredo para o bom funcionamento do ar-condicionado automotivo no inverno está em ligá-lo pelo menos uma vez por semana, durante 10 minutos. Assim se mantêm lubrificadas as mangueiras e correias – caso contrário elas se ressecam e se rompem. O ar frio também oferece a vantagem de desembaçar os vidros e secar o evaporador, que tende a ficar úmido nessa época do ano, acumulando fungos e bactérias no seu interior. Outro cuidado indispensável para o bom funcionamento do ar-condicionado automotivo é a troca do filtro a cada 6 meses ou 15 mil quilômetros rodados. Aquele odor desagradável de mofo dentro do veículo é um sinal de sujeira excessiva nos dutos, no evaporador e no filtro, o que pode provocar mal-estar e doenças respiratórias aos usuários.
A falta de manutenção do ar-condicionado automotivo também diminui a eficiência do equipamento, reduz a entrada de ar para o interior do automóvel e aumenta a sensação de ar saturado. Há carros que não têm filtro, sendo recomendada a higienização do equipamento com produto adequado, também a cada 6 meses.
A maioria dos problemas no ar-condicionado automotivo deve-se a vazamentos, mas também são comuns reclamações a respeito da parte elétrica e da carga excessiva de gás durante a manutenção. Por esse motivo é preciso procurar sempre por serviços qualificados executados por mecânicos treinados e com garantia. Nessa oportunidade devem ser verificados o nível de pressão do gás e o estado da correia do compressor e das mangueiras, para que não haja nenhum risco de vazamento.
E confira outras dicas:
· Para não sobrecarregar a bateria, não dê partida no veículo com o ar-condicionado acionado.
· Como o ar frio tende a descer, direcione o dispositivo para cima.
· O condensador é uma peça localizada na frente do automóvel, semelhante a um radiador. Ele deve ser mantido sempre limpo, para garantir a livre circulação do ar no interior do carro.
· O botão de recirculação só deve ser acionado em caso de poluição externa e, mesmo assim, nunca por um período contínuo superior a 15 minutos, pois seu uso sobrecarrega todo o sistema. O botão de recirculação impede que o ar externo entre no veículo, aumentando a possibilidade de saturação do ar interno.
· Estacionados sob o sol, os automóveis ficam muito quentes. Ao ligar o ar-condicionado, mantenha as janelas abertas até que o ar quente seja totalmente eliminado.