Bateria automotiva precisa de cuidados em tempos mais frios
Com a chegada da época chuvosa e mais fria, o motorista passa a ter uma preocupação a mais: o desempenho da bateria do seu automóvel, que sofre mais esforço e passa a ter um período de vida mais curto. Pensando no conforto dos donos de veículos, as fabricantes de baterias vêm empregando mais tecnologia, usando principalmente o sistema em cálcio/prata, que possibilita ao equipamento responder mais rapidamente à partida do carro.
As baterias são divididas em tipos, dependendo da aplicação. A mais comum é a selada, que não precisa de manutenção ou adição de água destilada, se usada em condições adequadas. Ela também possui um dispositivo de segurança que impede o vazamento do líquido e um sistema de identificação visual, que oferece ao usuário a possibilidade de verificar a carga do equipamento. Produzida com placas de ligas de prata (para utilitários) e em cálcio e chumbo (para veículos pesados), os equipamentos oferecem maior durabilidade ao produto em temperaturas baixas.
O segundo tipo de bateria é a aberta, que precisa de reposição de água, caso o veículo estiver com sobrecarga no sistema elétrico, como excesso de acessórios instalados. As baterias abertas possuem poucos meses de garantia, contra a garantia de até 18 meses para as selados. Existem também baterias para uso profissional, de alta performance e para aplicações náutica e em veículos customizados, antigos e equipados com pesados sistemas de som e acessórios.
REVISÃO – A chegada do ‘inverno’ também leva a um alerta sobre a importância de uma revisão no sistema elétrico, que deve ser permanente, sem esperar por momentos de maior importância, como uma viagem de férias com a família. A bateria é a fonte de energia para o funcionamento do veículo e para alimentar todos os sistemas – cada vez mais numerosos. Ou seja, a cada ano a bateria passa a ser mais exigida pelos modernos sistemas que as montadoras acrescentam nos veículos, para ampliar os padrões de conforto e de segurança.
No inverno, devido à baixa temperatura, o motor e todo o sistema elétrico se encontram em condições que exigem mais energia da bateria para realizarem o trabalho. Nesta situação, o motor está em temperatura mais baixa, o óleo está mais viscoso e o combustível fica menos volátil, o que dificulta a combustão e a partida do motor. Por isso é preciso conferir a pressão dos pneus, o nível de óleo do motor, o fluido do sistema de freios e a água do radiador e do reservatório do limpador de parabrisa, bem como fazer uma inspeção periódica do sistema elétrico.
Em baixas temperaturas, o motor e o sistema elétrico do veículo se encontram em condições que exigem maior energia para realizar seu trabalho. As falhas na partida ocorrem com mais frequência, principalmente quando a bateria já está com a vida útil comprometida ou tem baixo dimensionamento elétrico. Por isso recomenda-se fazer revisão do sistema elétrico, composto pelo alternador (que gera a energia necessária para alimentar o sistema elétrico e manter a carga da bateria), pelo motor de partida (que precisa estar em perfeitas condições para evitar descargas profundas de energia) e pelo regulador de tensão, que precisa estar em equilíbrio com as especificações da bateria, para não provocar perda de energia ou sobrecarga.
A revisão do sistema elétrico também envolve o estado dos cabos que conduzem a energia elétrica para todos os consumidores elétricos. Um fio desencapado em contato com a chapa da carroceria contribui para a fuga de energia ou até mesmo pode causar um curto-circuito. Da mesma forma, o motorista precisa de atenção para evitar esquecer luzes acesas e som ligado, que podem comprometer a vida útil da bateria. Outra recomendação é sobre a eventual reposição da bateria. O proprietário deve fazer a substituição em loja de reconhecida confiança, escolher produto de reputação no mercado e entregar ao revendedor a bateria substituída.