Serviços

Cuidados ao dirigir durante a gravidez

Durante a gestação, é preciso todo o cuidado, para que nada prejudique a saúde da mãe e do bebê. Apesar da gestante conseguir executar tarefas diárias como cozinhar, praticar exercícios e até mesmo dirigir, é preciso ter uma atenção redobrada ao longo da gravidez.

Mas como uma grávida deve dirigir? Estudo do grupo BB e Mapfre, em parceria com o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), mostra que, em 13 quilômetros percorridos num perímetro urbano, são realizados em média 97 movimentos de troca de marcha e de embreagem, caso o carro tenha câmbio manual. Esse dado é revelador do que pode ser considerado um excesso de movimentos realizados pelas gestantes. 

Mesmo que a direção seja uma atividade rotineira, o excesso – provocado pelo intenso tráfego das grandes cidades – não é confortável pra gestante. Mas optar por veículos com câmbio automático e saber posicionar o cinto de segurança e o volante corretamente são algumas alternativas que podem aumentar a comodidade e a segurança no veículo. Também não existe um limite estabelecido pelo Código Brasileiro de Trânsito sobre até que momento as futuras mães podem dirigir. Apesar disso, algumas recomendações ajudam no dia a dia e evitam pequenos acidentes.

Inicialmente, a gestante deve avaliar a correta posição do banco. O ideal é que entre haja no mínimo 25 centímetros entre o tórax da motorista e o volante, mantendo sempre as costas bem apoiada no encosto. Existe uma posição correta para o cinto de segurança: a faixa deve ficar sobre o ombro, passar por entre as mamas e finalizar abaixo do ventre. Nunca deixe a faixa em cima da barriga pois,numa colisão, pode, ocorrer graves ferimentos na gestante e no bebê. Caso a gestante viaje no banco traseiro, não use o cinto do tipo abdominal, encontrado às vezes no assento central. Opte pelo assento com cinto de 3 pontos, semelhante ao do motorista.

Atenção aos pedais: ao afastar o banco como medida de precaução, a motorista deve garantir o acesso fácil e confortável aos pedais. O cuidado com os fatores externos deve ser redobrado, mantendo velocidade reduzida, distância para o veículo da frente e atenção máxima ao trajeto e aos demais motoristas. Alguns automóveis possuem regulagem do volante. Procure ajustá-lo para a posição mais confortável possível, tanto na altura quanto na profundidade – que pode ajudar a aumentar a distância entre a motorista e volante.

Estudos internacionais também apontam a importância do airbag. Simulações revelam que o impacto entre 2 carros, por mais leve que seja, movimenta o bebê dentro da barriga e pressiona os órgãos internos da gestante, podendo resultar em hemorragias. Por fim, ao sentir qualquer sinal de enjoo, tontura, câimbra ou dores, pare o veículo em local seguro, tipo posto de gasolina, unidades policiais, acostamentos etc. E sempre tenha em mãos os contatos da seguradora e de serviços emergenciais.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios