Para contribuir com um trânsito mais seguro nas estradas, onde circulam mais de 600 mil caminhoneiros autônomos, a Bridgestone compartilha algumas dicas de segurança e manutenção para os pneus destes motoristas que abastecem todo o Brasil. Um dos itens mais importantes dos caminhões, o pneu transfere toda a potência de tração e frenagem do veículo para o solo, além de proporcionar estabilidade e conforto ao motorista. Para mantê-los sempre em bom estado, aumentar a sua vida útil e obter melhor performance do veículo, fique atento aos 5 ladrões de quilometragem:
ALINHAMENTO – verifique periodicamente o alinhamento de todos os eixos e rodas, ao menos a cada 20 mil quilômetros rodados. O desalinhamento das rodas ou dos eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja acelerado e anormal, reduzindo a quilometragem em até 25%.
BALANCEAMENTO – um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações tanto estática quanto dinâmica, além de gerar desconforto aos motoristas e aos passageiros. A falta de correção deste item pode reduzir em até 20% a quilometragem de um pneu.
CALIBRAGEM – realizar a calibragem de todos os pneus ao menos uma vez por semana contribui para o bom estado do pneu e para o seu índice de recapabilidade, além de evitar uma redução de até 25% na quilometragem.
DESENHOS DE BANDA DE RODAGEM – esta é a única parte do pneu em contato com o solo, sendo responsável pela tração, pela frenagem, pela proteção da carcaça e pela dirigibilidade. Por isso, a escolha incorreta deste item pode reduzir a quilometragem em até 40%.
EMPARELHAMENTO – trata-se da diferença entre as características dimensionais entre conjuntos pneumáticos montados em rodado simples ou duplo. Procure manter a montagem no eixo dos pares perfeitos. Ou seja, pneu da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida, sendo novo com novo e, reformado com reformado.
PNEU RECAPADO – Outra solução da Bridgestone que contribui para o aumento da vida útil do pneu e para a economia do caminhoneiro é a recapagem oferecida pela Bandag, líder em pesquisa e desenvolvimento de bandas de rodagem. Para que o pneu passe por este processo, que consiste na substituição da banda de rodagem (parte do pneu que fica em contato com o solo), é necessário que o condutor/frotista esteja atento ao momento correto para a retirada do pneu pra realizar a recapagem, seja pelo histórico da frota em função da aplicação (principalmente em serviços severos), para que a carcaça mantenha condição para ser recapada ou seja pelo monitoramento do TWI (indicador de desgaste da rodagem), que mostra o máximo de desgaste que o pneu pode atingir. Após a recapagem, é importante manter o controle dos 5 ladrões de quilometragem, que também vale para os cuidados com o pneu reformado.