BYD Shark vem pra devorar a concorrência
A BYD acaba de adentrar no segmento de picapes médias no mercado nacional, com a Shark, primeira caminhonete híbrida do Brasil, que combina um motor 1.5 turbo com 2 motores elétricos (um dianteiro e outro traseiro), gerando 437 cavalos e a tornando a mais potente do país, superando a Ranger Raptor e seus parcos 397 cavalos.
A performance é impressionante (ela acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos), mas ela também impressiona pelo consumo combinado: 24,6 km/litro na cidade e 19,9 km/litro na estrada.
E por ser híbrida plug-in (sua bateria é recarregada na tomada), a Shark pode ser utilizada somente no modo elétrico, onde oferece uma autonomia de 100 quilômetros sem gastar uma gota de gasolina – ideal para deslocamentos urbanos ou nas fazendas. Já utilizando os 3 motores, ela chega aos 840 quilômetros de autonomia, graças ao tanque de 57 litros.
A Shark traz ainda tração integral, direção elétrica, suspensão independente e bateria que leva apenas 20 minutos para carregar de 30% a 80%.
Outra característica importante da picape é em relação às suas capacidades: ela tem capacidade de reboque de 2.500 quilos e a sua caçamba transporta 790 quilos ou 1.200 litros de carga.
No design, a Shark chama a atenção pela luz de led que atravessa toda a frente, pelas linhas laterais fluidas, pelas rodas de 18 polegadas (calçadas com pneus 265/65R) e pelas lanternas tridimensionais em formato de E, que são interligadas por uma barra luminosa.
Pesando 2.710 quilos e medindo 5,45 metros de comprimento, 1,97 metro de largura e 1,92 metro de altura, a Shark tem uma caçamba com 1,52 metro de comprimento, 1,50 metro de largura e 517 milímetros de altura, que traz ainda 3 tomadas para ligar eletrodomésticos e eletroeletrônicos, além de sua tampa abrir ao toque de um botão.
Dentro, além de muito espaçosa (graças aos 3,26 metros de distância entreeixos) e do conforto de automóvel premium, a Shark é a única do mercado com minitela de 12 polegadas no parabrisa, que exibe informações como velocidade, navegação e sistemas de segurança.
Utilizando a voz, dá para gerenciar os modos de condução (Areia, Lama e Neve) e ajustar o ar-condicionado, entre outras funções.
Também é possível gerenciá-la à distância, através de aplicativo, podendo dar a partida do lado de fora, ligar os faróis, ativar o ar-condicionado dualzone, destrancar as portas e ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos, entre outras funcionalidades.
Internamente, vale destacar o painel digital de 10,25 polegadas, o multimídia de 12,8 polegadas, o som com 8 alto-falantes, as 4 portas USB e os bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação.
Muito segura, a Shark já vem de série com 6 airbags, piloto automático adaptativo, assistente de faixa de rodagem, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, câmera com visão 540 graus e alertas de tráfego cruzado, de abertura das portas e de colisão com frenagem autônoma de emergência. Pra completar, a bateria é integrada ao chassi, funcionando como unidade de energia e como parte da estrutura da picape.
Com garantia de 6 anos sem limite de quilometragem para o veículo e de 8 anos sem limite de quilometragem pra bateria, a BYD Shark custa R$ 379.800 e está disponível nas cores azul metálica, branca perolizada e preta sólida, sempre com revestimento interno preto.
Se o cliente quiser uma picape blindada, é só acrescentar R$ 78.200 com a blindagem nível III-A da Carbon, que é certificada pela BYD para fazer o serviço. E a Raízen Power, responsável pela rede Shell Recharge no Brasil, oferece 15% de desconto nas recargas de veículos BYD em seus mais de 280 pontos. O benefício é válido por 3 anos para todos os clientes da montadora, mediante cadastro no aplicativo BYD Recharge. A parceria também prevê a instalação de 30 novos pontos de recarga, totalizando 600 em 8 capitais.
“Ultrapassamos a marca de 60 mil carros eletrificados vendidos no Brasil este ano. A chegada da BYD no país foi essencial para o cenário de transformação rumo a uma mobilidade sustentável. Com o lançamento da Shark, a gente inaugura um novo segmento, que oferecerá o que há de melhor entre as caminhonetes”, complementou Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.