BYD trouxe SUV híbrido para o Brasil
Depois dos elétricos, um híbrido. A BYD lançou no Brasil um SUV médio, agora com motorização híbrida e contrastando em relação aos 3 primeiros lançamentos da marca chinesa, todos elétricos: o SUV de 7 lugares Tan EV (lançado em novembro de 2021), o sedã de luxo Han EV (que chegou em abril de 2022) e o veículo multiuso D1 EV, que chegou em julho de 2022.
Agora é a vez do Song Plus DM-i, um híbrido cujo primeiro lote de 200 unidades entrou em pré-venda em setembro de 2022 e foi vendido em apenas 7 dias – seus proprietários recebiam de cortesia um carregador portátil e um bônus de R$ 4 mil no valor final, de R$ 269.990.
Este primeiro lote foi entregue em dezembro de 2022, enquanto que o segundo lote (de 250 unidades) será entregue até 31 de janeiro de 2023 – neste, os proprietários também ganharão o carregador portátil.
“O sucesso antecipado do híbrido plug-in Song Plus DM-i mostra que estamos no caminho certo, lançando um SUV de tecnologia diferenciada, soluções inovadoras e o preço mais competitivo do segmento”, disse Henrique Antunes, diretor de Vendas e Marketing da BYD Brasil.
Com altura mínima do solo de 180 mm e medindo 4,70 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,76 metros de distância entreeixos, o Song Plus DM-i é o primeiro veículo da BYD a chegar ao Brasil com uma exclusiva tecnologia super híbrida, que oferece excelente eficiência energética, alta performance e muita suavidade no funcionamento.
O grande diferencial é que a tecnologia, além de oferecer a possibilidade de condução 100% no modo elétrico (sem emissões de CO2), quando está em modo híbrido também prioriza o uso da eletrificação, com o motor térmico entrando em funcionamento só para auxiliar o eletrificado – fato que contribui e até acelera intensamente a substituição de carros de combustível tradicionais por veículos de energia nova.
Em junho de 2022, o consumidor brasileiro teve o primeiro contato com essa inédita tecnologia, que iniciou a segunda fase de lançamentos da BYD no Brasil: a linha de híbridos plug-in inteligentes.
Um automóvel dotado com essa inovação ficou disponível para test-drive na inauguração do Motor Park, espaço localizado na cidade de Tuiuti (SP) voltado para experiências do setor automotivo e que conquistou o público ao conciliar eficiência energética com performance e dirigibilidade próximas de um veículo 100% elétrico.
O Song Plus DM-i é o veículo da BYD que retrata bem essa eficiência energética, com uma mecânica híbrida que inclui um motor a gasolina 1.5 de 110 cavalos e um motor elétrico de 179,4 cavalos, além de uma bateria de longa duração e autonomia estendida (o SUV roda 51 quilômetros no modo elétrico), que recarrega em cerca de 2h30, em tomada de corrente alternada (AC).
Tem direção elétrica, câmbio automático com 5 modos de condução e suspensão McPherson na dianteira e Multilink na traseira, enquanto que os freios usam discos ventilados na frente e discos sólidos atrás.
No design, ele chama a atenção pela grade do radiador trapezoidal com um filete cromado ligando os faróis finos de led. Há ainda um filete preto na coluna C, que cria um efeito contrastante na pintura. Atrás, as lanternas de led são conectadas, tendo o logo “Build Your Dreams” entre elas.
As rodas são de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50R, enquanto que o porta-malas é um dos maiores do segmento (574 litros) e pode ser aberto com o passar do pé embaixo do parachoque.
O interior proporciona uma experiência única de conforto, oferecendo materiais sofisticados (como elementos de alumínio escovado acima dos alto-falantes e ao redor das saídas do ar-condicionado dualzone com purificação ionizante), combinados a uma iluminação ambiente com 31 opções de cores, piso plano, teto solar panorâmico com cortina retrátil e som premium da marca Dirac, com 9 alto-falantes e sistema de redução de ruídos. Os bancos têm acabamento em tecido premium sustentável, sendo que o do motorista possui aquecimento, ventilação e 8 ajustes elétricos, enquanto que o do passageiro conta com 4 regulagens.
O BYD Song Plus traz ainda um ótimo pacote tecnológico, com 4 entradas USB, painel digital de 12,3 polegadas, multimídia de 12,8 polegadas com rotação elétrica, câmera de ré com visão 360º, chave presencial com partida remota, carregador de celular por indução e tomada 12V, entre outros itens.
No quesito Segurança, tem sistema anticapotamento, piloto automático adaptativo, assistente de permanência na faixa de trânsito, frenagem anticolisão, câmera interna com modo de gravação de direção, chip de internet interno para atualização do sistema, freios regenerativos e assistente em subidas e descidas, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como airbags frontais, laterais e tipo cortina.
Disponível nas cores azul, branco, cinza, preto e vermelho, o Song Plus DM-i tem garantia de 5 anos ou 200 mil quilômetros rodados para o sistema elétrico e para o chassis, enquanto que a bateria tem garantia de 8 anos ou 200 mil quilômetros rodados.
REDE EM CRESCIMENTO – A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017 ela abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para produzir módulos fotovoltaicos. E para abastecer a frota de ônibus elétricos, em 2020 montou uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio em Manaus (AM). Ela também é responsável por 2 projetos de monotrilho no país: em São Paulo e Salvador. Além disso, comercializa empilhadeiras, vans, furgões, caminhões e automóveis totalmente elétricos.
A primeira concessionária da marca no Brasil pertence à EuroBike, em São Paulo. Mas hoje ela está presente em todas as regiões do Brasil. Na região Sudeste, possui concessionárias nos Estados de São Paulo (na capital paulista e em Ribeirão Preto, através da Eurobike; em Campinas, com a Dahruj; e em São José dos Campos, com a Simpar), Rio de Janeiro (na capital carioca, com a Itavema), Minas Gerais (em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia, com a Gogreen) e Espírito Santo (em Vitória e em Vila Velha, com a Vitória Motors).
Na região Sul, ela possui concessionárias no Paraná (em Curitiba, com a Servopa), no Rio Grande do Sul (em Porto Alegre, com a Iesa) e Santa Catarina (em Itajaí e em São José, ambas com a DVA).
Na região Nordeste, ela possui concessionárias no Ceará (em Fortaleza, com a Carmais), Pernambuco (em Recife, com a Parvi) e Bahia (em Salvador, com a Parvi), sendo que em 2023 inaugura ainda no 1º semestre revendas autorizadas no Piauí (em Teresina) e no Rio Grande do Norte (em Natal), ambas através do Grupo Carmais.
Na região Centro-Oeste, ela possui concessionárias em Goiás (em Goiânia, com a Eurobike) e Mato Grosso (em Cuiabá, com a Saga).
Na região Norte ela já possui uma concessionária no Amazonas (em Manaus, com a Parvi), enquanto que, no Distrito Federal, ela inaugurou uma concessionária em Brasília, com a Saga.
E a montadora premium chinesa BYD terá seus veículos comercializados no Estado do Pará a partir de março de 2023, tendo o Grupo Vega como representante e inaugurando uma revenda autorizada numa das áreas mais nobres da capital paraense, no badalado bairro do Umarizal. E depois a Vega BYD abrirá uma concessionária em Macapá, capital do Estado do Amapá.