C5 X expressa a nova filosofia da Citroën
A Citroën lançou o C5 X, que já está sendo comercializado na Europa e que veio para renovar o segmento de carros grandes, trazendo silhueta original que mescla sedã e station wagon e inaugura um novo gênero, movido a gasolina ou híbrido e que inova com a estreia de uma suspensão ativa que é ultraconfortável.
À primeira vista, o novo modelo topo de linha da Citroën impressiona pelas linhas elegantemente robustas, por mesclarem elementos típicos dos utilitários esportivos, mas com foco na aerodinâmica.
Daí surgem o capô alongado, a cintura elevada, a saliência acima das rodas e a tampa da mala de abertura ampla e elétrica.
E ostenta na frente e atrás a nova assinatura luminosa em V da Citroën, inaugurada no novo C4 e visível de dia e à noite.
Dentro, destaque para os bancos extremamente acolhedores (especialmente para quem senta atrás, dando a impressão de sala de estar, com manta de alta densidade e espuma espessa que relaxa em trajetos mais longos), para o acabamento esmeradamente aconchegante (incluindo trabalho de matelassê específico, como a capa de um colchão) e para o porta-malas com capacidade de 545 litros na posição normal e piso plano com o banco traseiro rebatido, aumentando a capacidade para 1.640 litros, graças às paredes retilíneas.
A postura elevada – graças à maior distância ao solo – e as rodas de grande diâmetro (720 mm) equipadas com pneus de 19 polegadas propiciam uma posição de condução que dá maior visibilidade e segurança.
Medindo 4,80 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,48 metro de altura e com distância entreeixos de 2,78 metros, ele oferece excelente habitabilidade na parte de trás, favorecendo o repouso graças ao excepcional conforto para as pernas, à largura agradável e à generosa distância em relação ao teto.
A habitabilidade é aumentada ainda mais pela luminosidade, graças às superfícies de vidro em 360 graus, incluindo os vidros laterais e um grande teto solar panorâmico.
E a acústica foi particularmente trabalhada, incluindo vidros laminados que oferecem um isolamento notável.
A sensação de bem-estar a bordo é multiplicada pelas tecnologias que facilitam a utilização do veículo, como a minitela de informações no parabrisa, os diversos sistemas de auxílio à condução, o carregador de smartphone sem fio (por indução) e o painel limpo e trazendo uma central multimídia de 12 polegadas com sistema de reconhecimento de voz e visualização personalizada como se fosse um tablet, mais 4 entradas USB tipo C (carregamento rápido).
Na versão híbrida recarregável, o C5 X desenvolve 225 cavalos de potência e pode rodar 50 quilômetros no modo puramente elétrico, em silêncio e sem emitir CO², a uma velocidade de até 135 km/h.
E ela ainda oferece a possibilidade de ficar uma semana sem utilizar o propulsor a combustão, efetuando deslocamentos e recarregando em casa, no trabalho ou num eletroposto.
Mas se houver necessidade de se fazer trajetos mais longos e viajar no fim de semana ou de férias, um eficiente motor a combustão assume o comando, para dar tranquilidade na estrada.
Com radares, câmeras e sensores, o C5 X oferece o que tem de melhor em matéria de condução semiautônoma nível 2, como um sistema que combina piloto automático adaptativo com assistência de permanência na faixa.
Assim, o motorista não precisa mais se preocupar com velocidade ou trajetória, pois o veículo assume essas funções.
Há ainda sensor de ponto cego de longo alcance, detector de colisão quando se dá ré e visualização 360 graus em manobras, entre diversos outros itens.