Com as determinações de isolamento social, alguns caminhoneiros e transportadores que não trabalham no abastecimento de alimentos e remédios estão em quarentena e com o caminhão parado.
A TRP, linha multimarcas da Paccar Parts, recomenda manter a rotina de manutenção pra evitar surpresas desagradáveis, como problemas mecânicos e elétricos, que podem gerar também gastos inesperados quando o veículo voltar a rodar.
A recomendação é verificar diversos itens. Os mais simples, o motorista mesmo pode fazer. Confira:
COMBUSTÍVEL: o ideal é que o tanque esteja pelo menos 75% cheio. Se o nível estiver inferior, a água pode se condensar e contaminar o combustível. Outra dica é travar bem a tampa do tanque, pra evitar entrada de água.
UMIDADE: é importante checar os reservatórios, drenar a umidade deles e, depois, pressurizar totalmente. Dessa forma é possível evitar danos provocados pela água no sistema.
Também deve ser verificada a umidade no separador de água e filtro. Ao garantir o correto funcionamento do separador de água, reduz-se o risco de danos causados pela baixa qualidade de combustível.
CABINE: a orientação é sempre retirar os alimentos da cabine do caminhão, pois a incidência de sol nos mesmos pode estragá-los. Lembre-se também de sempre baixar o para-sol.
Também é importante deixar as entradas de ventilação abertas pra manter o interior do veículo ventilado e em boas condições.
BATERIA: confira a tensão da bateria a cada 3 semanas. Se estiver baixa, ligue-a a um carregador.
Pra manutenção de itens mais complexos, é preciso o auxílio de profissionais especializados. Nesta manutenção, é importante desativar o Arla32, sistema que auxilia na redução da emissão de poluentes e do consumo de combustível. Se o caminhão está parado há mais de um mês, o ideal é desativar o sistema.
Além disso, programe-se para que, durante a checagem, sejam avaliados freios, suspensão, pneus, iluminação e filtros, entre outros.