Serviços

Carro novo: início do ano é propício para negociar

Mesmo com as tradicionais contas de início de ano, como IPVA, IPTU, volta às aulas e os custos de emplacamento, seguro, documentação e demais processos que envolvem a compra de um automovel novo, o primeiro trimestre do ano é tradicionalmente um bom momento para negociar. Essa tendência é mostrada em um estudo recente realizado pela Serasa, em parceria com o instituto Opinion Box, que aponta que 58% dos brasileiros entendem que vale a pena investir em um carro novo no começo do ano. Junto dessa percepção há uma perspectiva de no mínimo 10% de queda nos valores dos veículos novos em 2023, e queda de 2,5% nos seminovos, conforme relatório da consultoria JP Morgan Research. Com prospecções positivas, agora pode ser um bom momento para investir no zero quilômetro.

É importante acompanhar o mercado e ir até a concessionária para negociar, pois esse é um período estratégico para o segmento automotivo. Tradicionalmente, o primeiro trimestre é um bom momento para trocar de automóvel. Nesse período, as concessionárias oferecem diversos benefícios e descontos para alavancar as vendas do ano que se inicia. A maioria oferta o IPVA 2023 quitado como incentivo para concluir a compra ou troca do carro – acaba sendo um imposto a menos para o cliente pagar e um incentivo para ter um veículo novo na garagem.

A renovação do estoque também pode facilitar a negociação. Se a sua intenção é comprar um automóvel zero quilômetro, os meses de janeiro, fevereiro e março são excelentes para comprar, porque existe a possibilidade de descontos, por conta da necessidade de abrir espaço para os lançamentos que estão chegando.

USADO VALORIZADO – Tão importante quanto levar o carro limpo e higienizado para a avaliação na hora da venda é evitar ir com placas amassadas ou com placas e escapamento enferrujados. Poucos reparam nesses detalhes, mas para os avaliadores profissionais das concessionárias, estes itens revelam se o proprietário era ou não cuidadoso com o veículo – e isso estabelece quanto vale o automóvel.

Esses tipos de detalhes passam muitas vezes desapercebidos pelos proprietários, que tomam conhecimento apenas quando alertados pelo avaliador. Na grande maioria dos casos, o escapamento enferrujado é sinônimo de combustível de má qualidade – e sendo isso mesmo, outras partes do carro podem estar prejudicadas também. Já a placa dianteira, quando amassada ou enferrujada, dá a impressão de que o veículo é ruim e está maltratado. Por isso é difícil para o consumidor encontrar seminovos em concessionárias com placa dianteira velha, amassada ou enferrujada.

Além dessas dicas, automóveis que recebem melhor cotação no mercado apresentam baixa quilometragem, pneus em bom estado, higienização interna, funilaria e pintura em perfeito estado, sem amassados nem riscos, além de documentação em dia, entre outros detalhes. As pessoas que possuem carros nestas condições e estão interessadas em vender ou trocar, com certeza recebem as melhores propostas na hora de fechar negócio.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios