Carro usado e seminovo cada vez mais em alta
A venda de carros seminovos (fabricados até 3 anos atrás) ou usados (de 4 a 12 anos) têm crescido em média 5% ao mês. E observando bem os 4 principais pontos na revenda de veículos (idade, estado de conservação, quilometragem e quantidade de donos anteriores), a aquisição de carros usados vem se provando um excelente negócio, enquanto o mercado de carros zero quilômetro enfrenta falta de componentes e não se regularizou.
Então veja 5 motivos para investir em usados:
O primeiro é o preço, pois um carro usado é virtualmente igual a um modelo novo no que diz respeito a características de performance, potência e custo-benefício. Só que é mais barato.
Itens opcionais como alarme, central multimídia, trio elétrico e sistemas de som sofrem uma depreciação muito acentuada no auto´móvel seminovo. Portanto, todo veículo usado fica mais atrativo quando acompanha itens como esse. E um usado completão desse tem seu valor.
Além de ser mais econômico adquirir um carro usado com itens de segurança como airbags e freios ABS, o veículo é menos visado para furtos e roubos, o que contribui para a integridade física e psicológica do motorista.
Um carro zero quilômetro pode perder até 30% de seu valor após um ano, enquanto que um carro usado desvaloriza muito menos, com detalhes técnicos sendo importantes diferenciais para revendê-lo.
Por fim, o veículo usado possui tributação menor de IPVA do que o carro novo, pois esse imposto é calculado com base no valor médio do bem no mercado.