Carros-conceito não lançados da Porsche viram livro
Sob o título “Porsche Unseen” (em tradução livre, “Porsche Nunca Visto”), a Porsche publicou estudos de design feitos entre 2005 e 2019, que até então eram mantidos sob sigilo. São visões espetaculares de 15 carros diferentes, que serão expostos em 2021 no seu museu e proporcionam uma visão de seu processo, do esboço ao modelo pronto pra produção em série.
O processo de design inicia com um esboço. No passo seguinte, ele é visualizado como um modelo tridimensional. Assim que é decidido que a ideia deve ser mais desenvolvida, são feitos pequenos modelos na escala 1:3, seguidas por modelos estáticos na escala 1:1, para entender se o veículo tem proporções pequenas, grandes ou mesmo surpreendentes.
A Porsche tem um só estúdio de design, em Weissach, na Alemanha, que conta com mais de 120 designers e especialistas em interior, exterior, cores e materiais, bem como construtores de modelos, modeladores e engenheiros de projetos.
O Porsche 919 Street (de 2017) foi desenvolvido com base na tecnologia usada no modelo 919 Hybrid, trazendo monocoque de carbono e propulsor com 900 cavalos de potência.
Com cockpit espartano, grade do radiador sobre o motor central, elementos gráficos vermelhos e barbatanas estilizadas na traseira, o Porsche Vision Spyder (de 2019) lembra o modelo 550-1500 RS Spyder de 1954, com a diferença que traz um santantônio ultramoderno.
O Porsche Renndienst (de 2018) é uma interpretação livre de um conceito familiar com espaço para 6 pessoas, que lembra um ônibus espacial, com propulsão elétrica na parte de baixo, gerando uma enorme cabine, onde o motorista senta num banco centralizado.
Da editora Delius Klasing e com 328 páginas, o livro “Porsche Unseen” está disponível nas concessionárias da marca com a identificação ISBN 978-3-667-11980-3 e possui fotos assinadas por Stefan Bogner e texto informativo de Jan Karl Baedeker. E também pode ser adquirido na loja do Porsche Museum.