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Chevrolet demonstra como é feita a medição da capacidade de um porta-malas

O porta-malas é um item muito valorizado pelo consumidor, que considera o tipo de carga que transporta ao escolher o veículo ideal. Enquanto hatches e utilitários esportivos geralmente oferecem a flexibilidade da cobertura móvel e dos bancos rebatíveis, os sedãs agradam quem busca um compartimento isolado da cabine e de proporções bem generosas. “Observamos que o cliente valoriza o aproveitamento do espaço para bagagens. Por isso, nos modelos da Chevrolet, o porta-malas é projetado com base no tipo de bagagem que o público-alvo do veículo costuma transportar”, explica Alex Santos, engenheiro de Integração da General Motors na América do Sul.

A relação entre altura, largura e profundidade do porta-malas determina se o espaço é capaz de acomodar malas de diferentes tamanhos, bem como um carrinho de bebê ou uma bicicleta.

Na hora de organizar o bagageiro, o ideal é posicionar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas e garantindo o melhor desempenho veicular, evitando que a frente do carro e os faróis empinem.

Se as cargas tiverem densidade semelhante, acomode primeiro as de maior volume, encaixando objetos menores depois. O peso total – somando passageiros e bagagem – não pode superar o máximo recomendado para o automóvel.

Alguns modelos Chevrolet oferecem ganchos pra pendurar sacolas, assoalho de altura regulável e porta-ferramentas.

Entre os acessórios originais, destacam-se a bolsa organizadora, a rede porta-objetos e o tapete de bandeja impermeável.

TESTE PADRONIZADO – Apesar do consumidor observar o aproveitamento do espaço para bagagens, a métrica utilizada para definir o espaço de um porta-malas é o seu volume. A medição utiliza o método VDA, onde blocos com um litro de capacidade cúbica são acomodados no compartimento de carga – sendo que é permitido otimizar a distribuição desses blocos, conforme o padrão ISO 3832.

A medição é realizada virtualmente e há depois uma validação física, sendo que a disposição dos blocos não pode interferir na abertura e no fechamento da tampa do porta-malas ou na posição da cobertura móvel do bagageiro. No caso do Chevrolet Onix hatch, é possível acomodar 303 blocos de um litro no porta-malas, enquanto que na mala do sedã Chevrolet Onix Plus, essa capacidade aumenta para 500 blocos.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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