Ciao marca a despedida de ícone da Fiat
A memória automotiva brasileira vai se esvaindo aos poucos, com o fim de lendas sobre rodas que fizeram parte da vida de gerações de consumidores. Agora chegou a vez do Uno, que sai de cena após 37 anos de produção.
Para homenageá-lo, a Fiat desenvolveu uma série especial muito limitada (apenas 250 unidades), chamada Ciao, que em português lembra muito foneticamente o tchau, mas que em italiano também pode ser usado para cumprimentar alguém, não só para se despedir.
Disponível exclusivamente na cor cinza Silverstone e com rodas de liga leve escuras de 14 polegadas, a série especial é numerada com emblema que identifica a unidade e traz teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto, enquanto que as maçanetas são na cor da carroceria e o logo ‘Uno’ vem nas cores da Itália, localizado à esquerda da tampa do porta-malas.
Pra completar, um adesivo lateral traz o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La Storia di Una Leggenda” (“a história de uma lenda”, em italiano).
Dentro, o padrão também é escurecido, mas com acabamento em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel – onde fica a plaqueta numerada, de 001 a 250.
Destaque para os bancos com acabamento exclusivo e descansa-braço para o motorista.
Bem equipado, o Uno Ciao custa R$ 85 mil e vem com ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD para o computador de bordo, sistema Isofix para cadeirinha infantil, limpador/lavador/desembaçador traseiro e som com Bluetooth e entrada USB, além de travas e vidros elétricos dianteiros com função um toque e sensor antiesmagamento.
No teto há um exclusivo porta-objetos com retrovisor central adicional, pra monitorar crianças e pets no banco traseiro.
HISTÓRIA – Um dos ícones da indústria automotiva nacional, o Uno começou a ser feito no Brasil em agosto de 1984, na fábrica de Betim (MG). De lá pra cá, atingiu a marca de 4.379.356 unidades produzidas, sempre impressionando pelo pioneirismo: foi o primeiro com motor 1.0 (1990), primeiro popular com ar-condicionado (Mille ELX, em 1994), primeiro popular turbo (Uno Turbo, também de 1994), primeiro popular ecológico (Uno Ecology, que trazia peças feitas a partir da cana de açúcar e teto com células fotovoltaicas capazes de aproveitar a luz do sol pra gerar eletricidade) e primeiro compacto com tecnologia Start-Stop (Uno Evolution, de 2015). Uma coisa é certa: não é possível falar do mercado automobilístico brasileiro e da Fiat no Brasil sem citar o Uno.