Com 7 lugares, Mercedes GLB 200 é nova opção de SUV grande no Brasil
Hoje, um em cada 3 veículos Mercedes-Benz é um SUV. Então, não é nenhuma surpresa ela trazer para o Brasil mais um, o GLB 200 Launch Edition, que tem longa distância entre eixos (2,82 metros), garantindo espaço generoso pra 7 pessoas e versátil o bastante pra ampliar sua capacidade de carga com o rebatimento dos bancos da 2ª e 3ª fileiras.
Importado do México e custando R$ 299.900, ele tem motor a gasolina 1.3 turbo com 4 cilindros e 163 cavalos, acoplado a um câmbio automático de 7 marchas com dupla embreagem e 4 modos de direção.
É capaz de atingir a velocidade máxima de 207 km/h, mesmo pesando 1.630 quilos.
A autonomia também é boa, graças ao tanque de combustível de 52 litros (sendo 6 litros de reserva) e ao sistema que desativa 2 cilindros do propulsor, dependendo da necessidade e deixando-o mais econômico.
A suspensão é McPherson na dianteira, enquanto que na traseira a suspensão possui eixo multilink com molas de compressão com isolamento acústico e vibracional.
Externamente, ele impressiona com seus 4,63 metros de comprimento, 2,02 metros de largura e 1,65 metro de altura, numa carroceria de vincos reduzidos, lanternas marcantes e molduras protetoras pretas.
As portas se sobrepõem às soleiras, melhorando a facilidade de acesso e mantendo a entrada livre de sujeira, além de aumentar a proteção em caso de impacto lateral.
As rodas de liga leve são de 19 polegadas, calçadas com pneus na medida 235/50R.
Dentro, o GLB 200 Launch Edition chama a atenção pelos detalhes, trazendo acabamento primoroso e espaço de sobra, incluindo uma altura de 1.069 milímetros para a cabeça de quem senta nos bancos dianteiros.
Os dois bancos da terceira fileira podem ser utilizados por pessoas com até 1,68 metro de altura e oferecem porta-copos e porta-objetos com interiores emborrachados.
O porta-malas tem capacidade entre 130 litros e 1.680 litros, dependendo da posição dos bancos, que ainda podem ser rebatidos para ficarem nivelados com o assoalho.
O painel é uma peça única de quadro de instrumentos e central multimídia, sendo que o motorista fica em frente a uma tela panorâmica digital, com comandos acionados pela voz.
Um novo detalhe a destacar é o elemento tubular com aparência de alumínio que arremata a parte inferior do painel e abriga as três saídas de ar centrais e redondas.
Abaixo delas fica o controle do ar dualzone, com teclas que parecem usinadas a partir de um cilindro de alumínio sólido.
Em todas as portas, vale ressaltar a alça horizontal, uma peça incrustrada na estrutura do painel das portas, que lembra um tubo de alumínio usinado.
Os sistemas de segurança e de assistência à condução são de última geração: além de estacionar sozinho, vem com 7 airbags (tem até para os joelhos do motorista), piloto automático adaptativo com controle de distância, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego e assistentes de direção, de manutenção e de mudança de faixa.