Com novo Kicks, Nissan mostra como se faz um lançamento de verdade
A Nissan se superou no lançamento do novo Kicks. Além de entregar um crossover completamente reestilizado, remodelado e aperfeiçoado, ela também o equipou ainda mais, sem aumentar um centavo em relação à linha anterior.
Lançado no Brasil em 2016, como importado (hoje é feito em Resende, no interior do Rio de Janeiro), o Kicks pouco a pouco foi conquistando clientes fiéis e hoje é o veículo mais vendido da Nissan no Brasil.
Só falta ser o campeão de vendas em seu segmento – mas já é um dos mais preferidos, por pioneirismos como carroceria de uma cor e teto de outra tonalidade, que acabou virando tendência.
A cartada final vem agora, na linha 2022, que chegou às concessionárias em 4 versões, que só mudaram os nomes – mesmos do novo Versa e pra ficar alinhado com o que a marca oferece noutros países da América Latina – em relação à linha anterior, pois os preços são iguais: tem a versão de entrada Sense manual (R$ 90.390), duas versões intermediárias (Sense CVT a R$ 98.390 e Advance CVT a R$ 106.390) e a versão topo de linha (Exclusive CVT, por R$ 116.390).
DESIGN – Se antes o Kicks já passava esportividade, o novo ficou mais ‘parrudo’ de frente, com grade mais encorpada, onde o parachoque combina com ela – e ambos são realçados por frisos cromados e detalhes preto brilhante.
Com exceção da versão de entrada, nas outras versões há leds nos faróis, nas luzes de rodagem diurna, nos faróis de neblina, nas lanternas (inclusive a luz de freio) e até nos piscas dos espelhos retrovisores externos.
As lanternas oferecem agora uma nova assinatura visual, pois ‘correm’ horizontalmente por toda a extensão da tampa do porta-malas e são separadas apenas pelo logotipo da Nissan ao centro.
E assim como o parachoque dianteiro, o traseiro também ficou mais volumoso, aumentando o ar de SUV.
Outras novidades que complementam a personalidade do Nissan Kicks 2022 são o novo parabrisa (cujo tratamento acústico deixou o interior bem mais silencioso), a antena em formato de “barbatana de tubarão” e as inéditas rodas de liga leve de 17 polegadas que equipam as versões Advance e Exclusive.
E lógico que continua o pioneiro ‘teto flutuante’, que passa essa sensação pelo simples fato do acabamento preto da coluna C se fundir com os vidros das portas traseiras.
São 9 cores, com destaque pra inédita azul Elétrico e sendo 3 delas em 2 tons – disponíveis apenas pra versão Exclusive.
GARANTIA E REVISÃO – Com 3 anos de garantia e 2 anos de assistência 24 horas, o novo Nissan Kicks oferece o menor custo de revisão do seu segmento até os 60 mil quilômetros rodados, custando R$ 423 nos 10 mil, 30 mil e 50 mil quilômetros rodados e R$ 584 nos 20 mil, 40 mil e 60 mil quilômetros rodados, já com a mão de obra inclusa.
MECÂNICA – O crossover manteve o econômico motor 1.6 de 16 válvulas e 114 cavalos de potência e oferece uma versão com câmbio manual de 5 marchas e as outras 3 versões com transmissão CVT – que possui modo Sport e oferece simulação de marchas. Mas teve aperfeiçoada a sua suspensão e o seu sistema de freios.
A suspensão ficou mais firme e estável graças aos novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, que melhoraram a área de contato, gerando respostas mais diretas do volante em manobras em alta velocidade.
Já para uma melhor frenagem, foram adotados novos pneus (marca e dimensões – 205/60R16 e 205/55R17 – foram mantidas) com maior coeficiente de atrito, aumentando a aderência em pista molhada e em freadas de emergência.
A segurança é reforçada pelo estabilizador da carroceria e pelos controles inteligentes em curvas e de freio-motor, que atuam na suspensão e nos freios pra manter o Kicks sempre estável, inclusive em descidas íngremes.
INTERIOR – Dentro, o novo Kicks chama logo a atenção pela nova central multimídia de 8 polegadas das versões Advance e Exclusive, com assistência de voz pra ler mensagens e conectividade Bluetooth que aceita 2 aparelhos ao mesmo tempo, através de duas entradas USB, sendo uma delas tipo C, de maior velocidade no carregamento e na transmissão de dados.
SOM BOSE – E como Kicks significa diversão (no idioma original pode significar, entre outras coisas, chutes), inspirado na clássica música “Route 66” (do refrão “Get your kicks on Route 66”), quem adquire a versão topo de linha Exclusive ganha um incrível sistema de áudio premium da Bose, que inclui até 2 alto-falantes de 2,5 polegadas no apoio de cabeça do banco do motorista – você aumenta o som e parece que a banda está tocando de verdade no banco de trás.
Esse som surround e de graves potentes pode ser controlado através da tela da central multimídia, de onde se pode aumentar ou reduzir essa imersividade sem distorções.
O som Bose inclui ainda um amplificador digital e oito alto-falantes, sendo dois tweeters.
MUITA SEGURANÇA – Já o painel de instrumentos multifuncional de 7 polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível também para a versão Advance, com tela digital que oferece 12 funcionalidades e inclui informações como as dos alertas de colisão frontal com frenagem autônoma, da visão 360 graus com detector de objetos em movimento e dos sensores de estacionamento e de ponto cego, bem como do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros.
Falando em segurança, além dos itens já mencionados e dos 6 airbags, o novo Kicks traz novidades como alertas anticolisão ao dar ré e de mudanças de faixa por desatenção, mais faróis com facho alto automático e ajustes de altura e intensidade.
Há três opções de acabamento: todo preto, Macchiato (combinado só com carrocerias nas cores branca, preta e branca com teto preto) e cinza com preto (combinado somente com a carroceria na cor azul Elétrico).
SEM PARAR – Ele também já vem de série com o adesivo do Sem Parar, que permite pagar pedágios, estacionamentos, drive-thru de lanchonetes, abastecimentos e lava-rápidos sem precisar parar. É um item que pode ser ativado ou não. Se ativar, o motorista do Kicks conta com valores e ofertas especiais.
ACESSÓRIOS – De acessórios, o novo Nissan Kicks pode ganhar carregador de celular por indução (que não usa cabo), soleiras personalizadas, sensor de estacionamento dianteiro e tapetes-bandeja, entre outros itens.