O salão automotivo foi na Itália (mais precisamente num local chamado Parco Valentino, em Turim), mas as principais atrações foram 2 modelos de uma marca ícone norte-americana: a Jeep, que apresentou no evento os novos Renegade e Compass com tecnologia híbrida plug-in.
Aliás, o Renegade ainda foi atração nas ruas da cidade italiana, quando partiu da praça Vittorio Veneto para desfilar pelo centro, impressionando as pessoas pelo seu silêncio e por ser pouquíssimo poluente.
Os dois SUVs PHEV da Jeep também se destacam pela aceleração suave e pela rápida resposta da propulsão elétrica, combinada a um motor a gasolina 1.3 turbo e que, conjuntamente, desenvolvem até 240 cavalos e chegando aos 100 km/h em apenas 7 segundos. Eles ainda não têm previsão de chegada ao Brasil, mas com certeza virão.
Outra coisa boa é que as baterias são recarregáveis pelo próprio motor de combustão interna ou a partir de uma tomada de energia, o que significa uma autonomia elétrica pura de cerca de 50 quilômetros e até 130 km/h.
Sem dizer que, graças às características da tecnologia híbrida, a gama da Jeep elevou ainda mais sua já lendária aptidão 4×4, devido ao alto torque garantido pelo motor elétrico e à extrema precisão nas arrancadas e na condução em terrenos off-road, quando é necessário uma relação de transmissão muito curta.
Por conta da nova tecnologia de tração nas 4 rodas (eAWD), a tração do eixo traseiro não é fornecida por um eixo de suporte, e sim por um motor elétrico. Isso permite que os 2 eixos sejam separados, com controle do torque de forma independente – mais eficaz que num sistema mecânico.