Novas tecnologias vêm surgindo em motocicletas, como sistema de navegação, integração com celular e conectividade com câmeras, entre outras. Isso tudo faz com que a demanda por energia aumente no veículo, podendo criar sobrecarga à bateria, caso sejam instalados incorretamente.
A vida útil da bateria da moto é de 1 a 3 anos. Portanto, a forma de utilização faz toda a diferença. Para ajudar o motociclista a usar melhor a bateria, o coordenador de Assistência Técnica da Heliar, Adelmo Leite, lista o que é certo e o que é errado para evitar problemas no dia a dia.
CERTO
1) Consultar um profissional técnico eletricista, que ajustará as novas demandas de energia, fazendo com que a vida útil da bateria da motocicleta não seja afetada.
2) Somente virar a chave de ignição quando for realmente dar a partida para usar a motocicleta. A energia utilizada para a partida já ajuda a bateria a iniciar o processo de recarregamento.
3) Rodar com a motocicleta por pelo menos 5 quilômetros todos os dias. Isso ajuda no carregamento da energia da bateria, mantendo a sua vida útil.
4) Pilotar com os pés no local de apoio apropriado, pra evitar o uso da energia da bateria sem real necessidade.
ERRADO
1) Instalar equipamentos eletrônicos não originais de fábrica – como alarmes, rastreadores, faróis mais potentes e caixas de som – sem fazer a adequação do sistema elétrico.
2) Virar a chave de ignição da motocicleta enquanto o veículo estiver parado, sem dar a partida. Isso faz o farol se acender e pode esgotar a capacidade da bateria.
3) Deixar a motocicleta parada por mais de 5 dias. Em desuso, pode haver o descarregamento de energia, que influencia na queda da vida útil da bateria.
4) Pilotar com o pé apoiado no pedal de freio faz com que a luz de frenagem acenda com frequência, demandando cargas de energia da bateria.
Toda a demanda de energia da moto acaba recaindo na bateria. Por isso, cuidados específicos como fazer manutenções técnicas periódicas auxiliam para que a bateria funcione corretamente por mais tempo.