Como fazer um bom negócio ao adquirir um automóvel seminovo ou usado
Antes de comprar um carro usado, normalmente o primeiro passo é comprar o jornal e ver os anúncios nos classificados ou então pesquisar na internet ou nas redes sociais. Há também quem prefira ir direto naqueles feirões automotivos, onde os negócios são fechados diretamente com os proprietários. E existem aqueles que optam por ir a lojas ou concessionárias para olhar as ofertas. Mas, independente da escolha, como fazer para não entrar numa furada?
Primeiramente, a ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) recomenda ficar atento com a vistoria da parte mecânica e com a documentação do veículo. Todo cuidado é pouco antes de comprar um automóvel, ainda mais se ele for usado. A garantia prevista de 90 dias é insuficiente, ainda mais para carros usados. Mas é possível diminuir as chances de aparecerem problemas se seguir essas dicas e fazer um check-list junto com um mecânico e com um funileiro de confiança.
O primeiro passo antes de comprar um veículo usado é verificar se a parte mecânica e a lataria estão em ordem. Do contrário, nem vale a pena continuar com o negócio. Neste ponto, a ajuda de um mecânico e de um funileiro de confiança pode facilitar a escolha, mas preste atenção nos itens que você mesmo pode observar:
Faça a escolha de dia. Com uma boa luminosidade será mais fácil perceber variações de cor (como tonalidade e textura), ondulações na carroceria e até o alinhamento das portas ou dos faróis. Qualquer irregularidade pode indicar que o automóvel sofreu um acidente.
Portas desalinhadas e empenadas ou ondulações no teto são indícios de capotamento.
Se o pneu estiver com um desgaste irregular, pode ser sinal de um acidente que tenha afetado até mesmo o chassi.
Abra o capô e veja se existem soldas ou algum amassado no radiador. Esses são sinais de uma colisão frontal.
Verifique ainda se há diferenças de tonalidade na pintura interna do capô.
Observe se alguma lanterna ou algum farol brilha mais que o outro. Isso pode acontecer se ele tiver sido substituído, o que pode caracterizar uma batida.
Você pode utilizar um ímã enrolado num pedaço de pano para tirar dúvidas se a pintura do carro recebeu massa para cobrir algum amassado ou algum arranhado. Existirá massa em determinado local do veículo se o ímã não aderir, quando passado sobre o local.
Bolha na pintura é sinal de ferrugem. Essas bolhas são encontradas com maior probabilidade nas canaletas, nas bordas das tampas do motor, no porta-malas, nos paralamas e perto das borrachas de vedação.
Para testar a suspensão, basta empurrar o automóvel com força para baixo. E fique atento se ele balançar mais de uma vez.
Ao abrir o capô, verifique o estado das mangueiras em geral. Se elas estiverem ressecadas, rachadas ou quebradas, é porque chegou a hora de trocá-las.
Se possível, observe se a correia dentada está em ordem. Basta passar o dedo pelo lado interno. Havendo falhas (tipo falta de dentes) ou desgaste, é necessário trocá-las. Algumas correias são lacradas e apenas um mecânico pode verificar.
Preste atenção em sinais de ferrugem na parte interna do capô ou noutras áreas metálicas. Furos no assoalho do carro indicam excesso de ferrugem.
Observe se os pólos da bateria estão oxidados, pois o excesso pode comprometer o funcionamento da mesma.
Se o veículo ficar parado por um bom tempo, verifique a existência de marcas de pingos de óleo, que são indícios de vazamento.
Com o capô aberto, passe um cotonete com acetona sobre o número do chassi. Se a tinta sair, pode ser sinal de que ele foi adulterado e se trata de um automóvel roubado.
Da mesma forma, fique atento se há marcas de soldas ao redor ou em parte dele.
Lembre-se que o número do chassi deve ser o mesmo que consta nos vidros das janelas.
Observe cuidadosamente o compartimento da bagagem, retire os tapetes e verifique o estepe que, muitas vezes, pode apresentar infiltração de água.
Por fim, faça um test-drive pra verificar eventuais ruídos, folgas e regulagem dos pedais, bem como balanceamento e alinhamento do carro. Além disso, você verá se ele corresponde às suas expectativas. E saiba que muitas seguradoras não aceitam fazer seguro em veículos batidos ou avariados.
DOCUMENTOS – É comum a venda de automóveis em lojas que não mantêm qualquer vínculo com concessionárias ou fabricantes. Na verdade, elas compram os carros usados e os revendem para outros interessados. Portanto, o primeiro cuidado que se deve ter é verificar a idoneidade dessa empresa, consultando os sites do Procon e do Tribunal de Justiça do seu Estado. Essa é uma das formas de conhecer o histórico de relacionamento dessas lojas com seus clientes.
A segunda prevenção é exigir a nota fiscal da loja que está revendendo o veículo. Algumas lojas emitem um simples recibo, como se a venda fosse feita diretamente pelo antigo proprietário. Mas você só comprovará que a compra foi feita na loja se tiver a nota fiscal. Caso contrário, juridicamente seria como se a compra tivesse sido feita entre particulares e não haverá a proteção do Código de Defesa do Consumidor.
Mais um fato para ficar atento é a transferência da titularidade do automóvel. As lojas costumam providenciá-la por intermédio de seus despachantes. Se isso ocorrer, peça para que o serviço conste na nota fiscal ou num recibo em que a loja assuma o compromisso. Caso a transferência não seja feita em 30 dias, toda e qualquer multa será de responsabilidade do antigo proprietário, mesmo que ele não esteja mais com o carro. Porém, se o serviço de despachante constar na nota fiscal ou no recibo, você poderá pleitear uma indenização no Juizado Especial Cível por eventuais transtornos causados. Lembre-se ainda de pedir o manual do veículo, a chave-reserva e a chave mestra – sem a qual não será possível fazer futuras cópias.
PREÇO JUSTO – Não seja levado pelo impulso ao ver o modelo dos seus sonhos. Se você entrar num financiamento para a compra de um automóvel, saiba que não é o preço bruto que conta. Além dele, será necessário incluir o custo da TAC (Taxa de Abertura de Crédito), o licenciamento (transferência de carros usados), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro. Caso esses valores não sejam considerados no cálculo, o seu orçamento corre um sério risco de desabar.
Outra dica é acompanhar as promoções. Em algumas feirões há a reunião de várias concessionárias ou lojas e pode ser uma excelente oportunidade para conseguir preços reduzidos. O 2º semestre do ano é ideal para a compra de carros, pois o IPVA é proporcional aos meses de utilização e, se o negócio for fechado bem no final do ano, algumas concessionárias entregam o veículo com o imposto pago.
PRECAUÇÕES – Saiba que, se o automóvel for comprado direto de um particular, não haverá a aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Então, além de datar e assinar o certificado de transferência do carro (documento que deve ser guardado em casa; nunca levado no veículo), é preciso reconhecer a assinatura do antigo proprietário. Isso pode ser feito num cartório de Ofício de Notas, com a presença do antigo dono. Portanto, se você vender um automóvel para uma loja, exija que ela transfira a titularidade para o nome dela. Esta é a maneira mais eficaz de evitar problemas como multas ou algum acidente envolvendo o seu antigo carro. Não esqueça também de fazer um contrato de compra e venda.
CHECK-LIST – Não deixe que o enganem e peça à loja um termo de garantia detalhando quais itens são cobertos – normalmente, motor, caixa de câmbio, amortecedor e freios. E lembre-se que nenhuma garantia pode ser inferior a 90 dias.
Se estiver escrito que o veículo é “vendido no estado”, não o compre, pois você não poderá reclamar em caso de quaisquer defeitos. Qualquer modificação feita no motor, na lataria e nos equipamentos do automóvel precisa estar devidamente homologada pelo Detran. Todas as alterações devem constar no documento do carro.
A ProTeste elaborou uma lista com itens pra verificar antes de fechar o negócio, como aspectos externos e internos; o que ver ao abrir o capô e embaixo do veículo; procedimentos de segurança e no que se deve prestar atenção durante o test-drive.
ABRINDO O CAPÔ (SEGURANÇA DE USO):
Abertura da tampa
Sinais de ferrugem na parte interna
Radiador
Tubos de borracha
Ventoinha
Líquido de arrefecimento
Fluido de freio
Liquido do limpador de parabrisa
Bateria (oxidação)
Cabos elétricos
Nível de óleo
Filtro de ar
Velas de ignição
Alternador
Correia do alternador
EMBAIXO DO CARRO (SEGURANÇA DE USO):
Rodas
Assoalho
Cano do escapamento
Protetor de cárter
Molas da suspensão
DETALHES NO INTERIOR (SEGURANÇA DE USO):
Macaco
Estepe
Triângulo
Estojo de ferramentas
Bancos
Estofado dos bancos
Tapetes
Forro do chão
Forro do teto
Painel das portas
Cintos de segurança
Pedais e suas borrachas
Freio de mão
Volante
Botões e interruptores
Instrumentos de bordo (velocímetro, hodômetro e mostrador de combustível)
Mudança das marchas
Levantamento dos vidros das janelas
Ignição
Travas das portas
Iluminação interna
Alavancas (acionadores de limpador de parabrisa e setas)
Retrovisor
Buzina
Ventilação e aquecimento
Som
Multimídia
Sistema de alarme ou travas
ASPECTOS EXTERNOS (SINAIS DE BOA COMPRA):
Portas
Espelhos retrovisores
Paralamas
Faróis, piscas, luz de freio, ré e da placa
Amortecedores
Pneus
Grade do radiador
Capô
Parabrisa, limpadores e borrachas
Teto
Tampa do porta-malas
Parachoques
Maçanetas
Chaves e fechaduras
Vidros e borrachas de vedação
Frisos de proteção
Antena
Aerofólio
Gancho para reboque
Brake-light
Faróis de neblina/milha
Sinais externos de ferrugem
TEST-DRIVE (DEFEITOS OCULTOS):
Motor de arranque
Ponto morto
Embreagem
Acelerador
Freios
Ruídos na transmissão
Estabilidade
Alinhamento
Suspensão
Bancos
Estofado dos bancos
Tapetes
Forro do chão
Forro do teto
Painel das portas
Cintos de segurança
Pedais e suas borrachas
Freio de mão
Volante
Botões e interruptores
Instrumentos de bordo (velocímetro, hodômetro e mostrador de combustível)
Mudança das marchas
Levantamento dos vidros das janelas
Ignição
Travas das portas
Iluminação interna
Alavancas (acionadores de limpador de parabrisa e setas)
Retrovisor
Buzina
Ventilação e aquecimento
Som
Multimídia
Sistema de alarme ou travas
E se houver problema em algum destes itens, desista da compra: número do chassi (segurança legal), correia dentada, bicos injetores, airbags, pintura, ruídos no motor e vestígios de vazamento (óleos do motor e da suspensão), além de ar-condicionado e compressor do ar-condicionado.
CHECK-LIST ESSENCIAL
Na hora de comprar o seu tão sonhado carro, fique atento com alguns detalhes:
Certificado de propriedade;
Licenciamento, IPVA e seguro obrigatório (DPVAT);
Se o veículo já passou pela vistoria do Detran;
Certificado de transferência, datado e assinado;
Se o vendedor tem procuração para agenciar o negócio; Se existe multa e se o veículo não é roubado (consulte o site