Como mulheres podem viajar de carro sozinhas e em segurança
Mesmo que os números mostrem que as mulheres são muito mais cautelosas no trânsito, quando comparadas aos homens motoristas, elas seguem como as principais vítimas de crimes e de violências nas estradas e nas cidades. E com a chegada do carnaval, o cuidado por parte do público feminino deve ser ainda maior para evitar potenciais problemas como assaltos ou, até mesmo, como furtos de itens de dentro de seus carros.
De acordo com Juliano Andrade, da Master Cooler, referência em arrefecimento automotivo, a cautela ao dirigir carregando objetos de valor deve ser redobrada: “Deve-se ter grande cuidado pra não levar certos itens dentro do veículo. Algumas pesquisas apontam que, quanto mais objetos de valor estiverem dentro do carro, como cartões de crédito, dinheiro ou joias, maiores são as chances de um motorista reagir a um assalto. Então é importante não carregar itens de valor com grande frequência. Uma pequena quantia e um cartão de crédito são suficientes para se manter fora de casa por determinado período”.
A mulher também deve levar em consideração a posição da bolsa dentro do carro. “Escolha um local estratégico, evitando que seja atrativo para o criminoso, que só iniciará uma ação se ver algo que lhe interesse. Se esse contato visual não acontecer, o assalto pode ser evitado. A dica é colocar a bolsa no porta-malas ou embaixo dos bancos”, pontua Juliano. Para o empresário, é de suma importância que as mulheres sejam rápidas na hora de entrar e sair de seus carros ao estacionar em vias públicas: “Ficar parada em frente ao carro para procurar a chave dentro da bolsa é um chamariz para criminosos. Quando uma mulher se direciona ao seu veículo, já deve estar preparada para destrancá-lo, entrar e trancar novamente. Além disso, antes de se aproximar do local de parada, olhe ao redor para garantir que não há pessoas com comportamento suspeito”.
A última dica parece óbvia, mas merece ser ressaltada: nunca ofereça carona a desconhecidos. “Isso é fundamental se a mulher quer viajar em segurança. Mesmo que seja um idoso, outra mulher ou até crianças, jamais autorize desconhecidos a entrarem no seu veículo. Se uma motorista realmente acreditar que aquela pessoa está perdida, a melhor decisão é ligar para a polícia e informar o fato e o local onde a pessoa está, garantindo sua própria segurança para o restante da viagem”, complementa o especialista em arrefecimento automotivo, que alerta que prever um roubo ou um assalto é praticamente impossível, porém, seguindo alguns passos, é possível diminuir as chances de ser a próxima vítima. “Essas dicas garantem mais conforto e segurança para as mulheres que irão viajar durante esse carnaval”, finaliza Juliano Andrade.