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Cuidados para prolongar a vida útil do motor do caminhão

A frota circulante de caminhões no Brasil ainda é uma das mais antigas do mundo, com idade média de 12 anos. Mas, com alguns cuidados, o ano e a alta quilometragem não representam necessariamente inquietação com a possibilidade de retífica de motor. Simples hábitos podem prolongar a durabilidade dos motores. E um dos fatores principais para garantir a vida útil do motor é fazer a manutenção preventiva do caminhão.

A troca de óleo deve ser feita conforme a recomendação do fabricante. E quando se deixa de fazer as trocas do filtro de ar e de lubrificante diesel, bem como não verificar a temperatura do motor, corre-se o risco de comprometer o funcionamento do motor e diminuir sua vida útil, pois se o motor trabalha muito quente ou muito frio, provoca desgaste prematuro. E o combustível adulterado também é fator preponderante para o desgaste do motor.

Aqui vão alguns dos principais sinais de desgaste de motor, que o caminhoneiro deve ficar atento: consumo elevado de óleo, perda da potência, excesso de fumaça e ruídos estranhos. Caso seja preciso retificar o motor, é preciso muita atenção, já que os motores estão cada vez mais modernos e complexos. Há retíficas credenciadas ao Conarem – Conselho Nacional de Retífica de Motores habilitadas a recuperar o motor seguindo as normas da ABNT. Outra vantagem de efetuar esse serviço em retíficas credenciadas é a garantia em todo o território nacional. Exemplo: se a retífica é feita no Rio Grande do Sul e acontece alguma pane no Pará, o caminhoneiro será atendido por outro associado com total credibilidade.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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