O último fim de semana das férias de julho de 2019 é um dos mais movimentados nas estradas e nos portos do Pará. Pensando nisso, a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, responsável pelo Terminal Hidroviário de Belém, destaca algumas orientações para os usuários:
- Chegar uma hora antes do embarque, seja ele intermunicipal seja ele interestadual;
- Comprar passagens de empresas que sejam regularizadas junto à Arcon;
- Prestar atenção e cuidar dos pertences e das bagagens;
- Atentar para as orientações dos fiscais do embarque e do desembarque;
- Levar documentos de identidade para embarcar, como RG, CNH ou qualquer documento com foto;
- Se for viajar com crianças, levar certidão de nascimento ou autorização judicial;
- No caso de dúvidas, solicitar informações de funcionários.
A CPH-PA estima que aproximadamente 140 mil pessoas devam passar pelo Terminal Hidroviário de Belém até o final deste mês de julho de 2019, o que equivale a cerca de 5 mil pessoas por dia e 35 mil pessoas por semana. E, a exemplo de 2018, os destinos mais procurados pelos veranistas são os municípios de Salvaterra, Joanes, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, todos na ilha do Marajó, bem como a cidade de Macapá, no Amapá.
O Terminal Hidroviário de Belém funciona todos os dias da semana, das 6h às 20h, com 8 linhas fluviais, sendo 6 intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas entre os Estados do Pará, Amapá e Amazonas, para as cidades de Almeirim (PA), Belém (PA), Breves (PA), Cachoeira do Arari (PA), Camará (PA), Gurupá (PA), Itacoatiara (AM), Juruti (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Mocajuba (PA), Monte Alegre (PA), Óbidos (PA), Parintins (AM), Ponta de Pedras (PA), Prainha (PA), Salvaterra (PA), Santa Cruz do Arari (PA), Santarém (PA) e Soure (PA).
As linhas intermunicipais saem de Belém em direção a Cachoeira do Arari, Camará, Mocajuba, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari e Soure/Salvaterra. As interestaduais saem de Belém em direção a Macapá (AP) e Manaus (AM). Confira os horários aqui: http://www.cph.pa.gov.br/?q=node/512.