Corse lança jeans e jaquetas para motociclistas forradas com fibra de aramida Kevlar
Aliar conforto e estilo à segurança de motociclistas é a principal proposta da Corse, empresa especializada em roupas e acessórios para amantes de motocicletas.
O diferencial da fabricante brasileira é utilizar a fibra de aramida Kevlar para produzir jeans e jaquetas com forros altamente protetivos, além de segundas peles.
Fornecida pela DuPont e mais forte que o aço, a fibra de aramida Kevlar vem instalada nos forros das peças e resiste ao calor e até à fricção do asfalto.
O Kevlar também é usado na blindagem de veículos militares, espaciais e comerciais, bem como em equipamentos de proteção de trabalhadores e de astronautas, assim como em escudos e capacetes policiais, entre outros.
Já os tecidos feitos com Kevlar protegem contra a abrasão, que no caso seria a fricção com o asfalto, evitando esfolamentos e arranhões em caso de quedas com a motocicleta.
E esse material é extremamente resistente ao calor gerado pela fricção, reduzindo o risco de queimaduras.
E não bastassem essas proteções, o Kevlar é leve, garante alta respirabilidade e proporciona excelente conforto térmico.
Especializada em roupas e acessórios para amantes de motocicletas, a Corse fez essa parceria com a DuPont apostando no aumento ano a ano do interesse do brasileiro pelo motociclismo.
Dados da Abraciclo indicam que o mercado de motocicletas novas no país retomou a curva de crescimento de antes da pandemia, com estimativa de alta de 27% nas vendas em 2021, em comparação com 2020.
“Daí o investimento em novas tecnologias que garantam uma proteção pessoal mais eficaz”, afirma Fernando Braz, sócio-fundador da Corse, que produz roupas pensadas para os climas do Brasil.
E leves: enquanto uma jaqueta tradicional pesa 2,5 quilos, a da Corse, com Kevlar, não chega a um quilo.
Pesquisas apontam que cerca de 12 mil motociclistas morrem todo ano em acidentes no país. E levantamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia identificou o perfil dos acidentados: quase 90% são homens, a maioria jovem (entre 18 e 30 anos) e mais da metade usando a moto pra trabalhar.