Serviços

Cuidados que você precisa ter com a bateria com o carro parado por muito tempo

Aqui vão dicas com recomendações pra cuidar da bateria do veículo em tempos como o atual, em que o automóvel está mais parado na garagem que circulando nas ruas. Mesmo com o carro desligado, o fato da bateria estar conectada faz com que seja usada e possa descarregar. Isso porque o veículo mantém correntes bem baixas, chamadas de stand by, que servem pra manter ligadas funções essenciais do carro, que precisam ser acionadas o tempo todo.

A bateria é um produto eletroquímico que tem uma característica chamada Descarga Espontânea. Isso significa que, mesmo sem estar conectada ao carro (por meio do cabo negativo), naturalmente perde poder de partida com o tempo. Quanto mais nova a bateria for, mais devagar é o fenômeno da descarga espontânea – ou seja, mais tempo ela consegue suportar sem receber carga e, ainda assim, ser capaz de dar partida no veículo.

Dependendo de quão nova for a bateria, é possível passar de 10 a 30 dias sem precisar dar a partida no veículo. Mas lembre-se: essa estimativa é para casos em que o cabo negativo foi desconectado – ou seja, a bateria não está sendo demandada pelas correntes de stand by presentes no veículo parado.

Nesse intervalo de tempo, é importante dar partida no carro e aguardar um período de 15 a 30 minutos. Importante frisar que essa recarga emergencial exige que se repita o processo a cada semana, no mínimo – e que seja mantido o cabo negativo desconectado.

Com o cabo negativo conectado, as estimativas de tempo que uma bateria suporta com o veículo parado são difíceis de precisar. Tudo vai depender do seu ‘estado de saúde’. Recomenda-se um intervalo menor que uma semana pra dar partida no veículo e a recarga parcial.

Se o veículo vai ficar parado por muito tempo, o ideal é manter o cabo negativo da bateria desconectado. Mas cuidado! É fundamental checar antes as instruções do fabricante do veículo sobre quais os impactos provocados por essa operação.

É possível que a retirada do cabo negativo faça com que as memórias do carro se percam (tipo programação do som, relógio e parâmetros de velocidade controlada, por exemplo). Se for seguro retirar o cabo negativo, vai ajudar bastante a manter a capacidade de partida da bateria por mais tempo.

Outro ponto é que isso só deve ser feito caso o automóvel se encontre num lugar seguro, para que o mesmo possa ficar sem o alarme durante esse período. Em caso de não ser possível retirar o cabo negativo, quanto menos exposto ao sol o veículo se encontrar, menor é a velocidade de reação de descarga da bateria.

São indicativos de que a bateria chegou ou está próxima do fim da vida:

1) O motor de partida não arranca: no momento de girar a chave, são só ouvidos sons de ‘clicks’;

2) Os pistões do motor giram devagar: quando a chave é girada, o motor demora a pegar e há uma certa lentidão no acionamento;

3) A maioria das baterias tem um indicador de carga na parte superior. Se o indicador estiver verde, significa que está boa pra uso. Se estiver preto, pode significar que já está no final de vida ou pode ser que esteja só descarregada.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios