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Cummins mostrou soluções inovadoras e tecnologias de vanguarda na Fenatran 2019

A Cummins está celebrando um século de história neste ano de 2019, sempre oferecendo oferecer produtos e serviços com o menor impacto possível ao meio ambiente. E na Fenatran 2019, ela apresentou soluções que contribuem para um sistema de transporte cada vez mais sustentável, além de tecnologias desenvolvidas para fortalecer os negócios dos clientes e reduzir o custo de operação das frotas.

NOVIDADES – Ela fortaleceu a linha de produtos Heavy Duty (de 9 a 15 litros) com o lançamento do motor X13, integrado com a transmissão Endurant (fruto de joint venture com Eaton) e do novo sistema de pós-tratamento U Module. Baseado no X12, que inaugurou novo padrão de motores pesados em 2017 e é sucesso global, o X13 é para serviços de longa distância em caminhões acima de 45 toneladas. Leve (1.260 quilos), ele tem as mesmas dimensões do X12, só que com potência e torque mais elevados, indo de 480 a 560 cavalos. Possibilitando um aumento da capacidade de carga e atingindo uma maior quantidade de veículos, o X13 segue a tendência de downsizing, oferecendo torque mais elevado, rotações mais baixas e consumo de combustível mais equilibrado, em contribuição ao sistema de injeção de combustível Xtra-High Pressure, de alta precisão. Ele começa a ser produzido na China a partir de 2020.

Instalado nessa nova motorização vem o U Module, que completa a gama de sistemas de pós-tratamento da Cummins, ao lado da versão Single Module, 60% menor e 40% mais leve se comparada a sistemas que atendem o mesmo nível de emissões, que entra em vigor em 2022.

Trata-se de um novo layout baseado no Euro VI Single Module para motores acima de 8,9 litros, perfeitamente adequado à arquitetura dos veículos Heavy Duty.

Além de trazer ganhos em capacidade de carga e redução de manutenção, o formato em U viabiliza a instalação do sistema de pós-tratamento na lateral, sendo que a principal alteração foi o misturador de gases e partículas de ureia, que foi de linear para helicoidal – há ainda outros 3 módulos: o catalisador de oxidação de partículas, o filtro de particulado derivado do diesel e o catalisador de redução de NOx. E ele ainda usa materiais tecnologicamente avançados, resultando em baixo peso e dimensão compacta. Sua manufatura com isolantes térmicos favorece a alta eficiência térmica e de conversão de gases, além de ser altamente eficiente na redução de ruídos e consumir menos combustível e Arla 32.

GÁS: OPÇÃO LIMPA – Líder no fornecimento de motores a gás natural, a Cummins expôs a motorização ISLG a gás ou biogás, com 8,9 litros e 250 hp, perfeito para transporte de passageiros e que se junta a uma linha composta de 7 plataformas diferentes para ônibus e caminhões, que variam de 5,9 a 12 litros, gerando potências entre 195 e 400 cavalos, mas sempre com baixo consumo de combustível, baixo custo de operação e maior rentabilidade ao usuário. Ela produz motores a gás natural com emissões de poluentes quase zero, competitivos com trens de força elétricos, híbridos e células de combustível, potenciando frotas de ônibus e caminhões em todo o mundo – são mais de 80 mil em uso, sendo 5,5 mil na América Latina. E já apresentou um protótipo de um powertrain 100% elétrico.

TECNOLOGIAS – A Cummins também revelou tecnologias com foco na redução de consumo de combustível, de poluentes e do custo de operação das frotas. O Connected Diagnostics é um sistema de monitoramento remoto avançado, que se conecta ao motor pra alertar em tempo real sobre falhas e intervenções preventivas, entre outras funções. Com isso, permite ao usuário cuidar adequadamente do motor e, ao mesmo tempo, melhorar o tempo de atividade e a disponibilidade, sem o tempo de inatividade antes necessário pra investigar a causa da falha. A ferramenta transmite os principais dados do sistema do motor e do GPS por meio da telemática. Já o Adept é um conjunto de recursos eletrônicos que se adapta às condições momentâneas de funcionamento, verificando a aceleração, monitorando a performance e melhorando o consumo de combustível em 6%.

Disponível para o motor ISB 6.7 de caminhões médios e pesados, o Repto 600 Nm é um eixo de tomada de força que vai sobre o motor de betoneiras ou caminhões de lixo. Com carcaça do volante maior, capaz de comportar uma engrenagem independente e permitir com que o melhor torque seja atingido na ponta da tomada, pode se acoplar a sistemas maiores. Montado em posição estratégica (no ponto mais elevado e central, pra facilitar a conexão e o trabalho do usuário), possui tomada alinhada com o implemento, que eleva a vida útil do sistema. É indispensável em veículos que necessitam de tomada de força, pra movimentar a bomba hidráulica.

Outra atração foi o Repower, que consiste na retirada do motor original pra colocar um Cummins. Estão disponíveis desde motores mecânicos (de 3,9 e 5,9 litros) a eletrônicos (entre 2,8 e 6,7 litros). A Cummins já aplica essa solução em pás-carregadeiras e veículos comerciais. Entre os benefícios para quem adere ao Repower, destaque pro baixo custo de manutenção e de combustível, com direito a assistência técnica especializada em todo o país, garantia de 12 meses e possibilidade de financiamento via cartão BNDES. Já o conceito Integrated Power é um portfólio de soluções integradas que pode combinar num mesmo pacote motor, transmissão, componentes, baterias e tecnologias conectadas, sendo oferecido para motores entre 2,8 e 15 litros.

L9N NEAR ZERO – Movido a gás e considerado o motor à combustão mais limpo do mundo, ele emite 90% menos emissões de NOx que o exigido no atual padrão norte-americano da Agência de Proteção Ambiental e equipará ônibus de 101 passageiros que circulará por Santiago do Chile – também é usado nos EUA. Com 320 cavalos, ele proporciona ainda uma redução de 80% na emissão de partículas e de 70% na emissão dos gases de efeito estufa, comparado aos modelos a diesel.

Além de ultra-limpo, traz inovações como um módulo que fornece monitoramento e controle completos dos sistemas de combustível e ignição, com processamento mais rápido pra suportar o diagnóstico on-board. Também é equipado com telemetria e oferece catalisador de 3 vias, que pode ser montado vertical ou horizontalmente.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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