Detran-PA intensificou ações educativas de segurança em balneários do interior
O segundo fim de semana de julho de 2019 teve diversas ações do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) pelo interior e nos balneários, buscando tornar o trânsito mais seguro. As atividades foram voltadas para o combate à alcoolemia, com orientação e conscientização dos motoristas, além do trabalho realizado junto às crianças, educando desde cedo para um comportamento adequado no trânsito.
Na ilha do Marajó, os agentes de educação do Detran-PA realizaram ações no porto da balsa de Camará, em Salvaterra, onde abordaram mais de 380 veículos e alertaram cerca de 1.800 turistas e profissionais de transporte coletivo sobre os riscos de beber e dirigir. E o campus de Soure da Universidade Federal do Pará recebeu os agentes para mostrar o projeto Detran nas Universidades, criado para conscientizar e multiplicar o conhecimento e mudar o comportamento do cidadão no trânsito. Cerca de 120 alunos dos cursos de Letras, Serviço Social e Pedagogia participaram da iniciativa.
Na região sudeste, cerca de 800 pessoas que estavam na Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) receberam informações educativas a respeito dos riscos de beber e dirigir e da importância do uso do cinto de segurança. Entre os motociclistas, foi ressaltada a importância do capacete. No shopping da cidade, a equipe de educação desenvolveu ações lúdicas através de jogos, rodas de conversas e pinturas com figuras do trânsito, com o intuito de, além de educar a criança para que, no futuro, ela tenha responsabilidade no trânsito, também alertar os pais para a importância da direção segura. As atividades atingiram cerca de 500 pessoas.
Em Bragança, na região do Caeté, agentes de educação conversaram com cerca de 40 ciclistas e, na praia de Ajuruteua, o foco foi nos veranistas, nos funcionários de empresas e nos moradores locais. Aproximadamente 103 veículos foram abordados e mais de 500 pessoas orientadas, sendo que os principais fatores de riscos detectados foram o fato de não estarem usando cinto de segurança e estarem com objetos soltos no carro e transportando animais de forma incorreta e perigosa. Entre os motociclistas, muitos estavam com a viseira do capacete levantada – o que é uma infração de trânsito, pois a viseira protege os olhos contra vento, poeira, areia e chuva.
Já em Mosqueiro, a ação educativa aconteceu na praia do Farol, onde profissionais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) abordaram cerca de 460 pedestres e donos de barracas no local.