Eventos

Detran-PA promove ações educativas para pais e filhos nestas férias de julho de 2019

As famílias que estão indo curtir a noite na orla do Maçarico, em Salinas, poderão participar de sessões de pinturas e jogos educativos com a temática Segurança no Trânsito, em ação realizada pelos agentes de educação do Detran-PA, em parceria com a Prefeitura de Salinópolis e a associação dos bares local. As atividades vêm sendo desenvolvidas também em vários outros municípios do Estado, dentro da Operação Verão 2019, que têm o público infantil como principal alvo, para despertar a consciência e o respeito dos pequenos em relação ao trânsito. O trabalho é dividido em grupos, com equipes especializadas em abordar crianças e adultos. Segundo Mário Valente, analista de Trânsito do Detran-PA, “Quando os responsáveis deixam a criança com nossa equipe, nós também o abordamos e mostramos outro material, específico para adulto, ressaltando o uso de equipamentos e alertando sobre bebida e direção. Tentamos atender todos os públicos, individualmente ou coletivamente. O intuito é educar esses pequenos cidadãos para que, futuramente, tenhamos uma sociedade composta por adultos mais conscientes de seus direitos e deveres dentro do trânsito.”

O engenheiro Cristian Souza, de 29 anos, costuma viajar com a família e diz que sempre ressalta para o filho de 8 anos a importância de se respeitar as leis de trânsito. “Aqui em casa eu já aviso que não saio sem que todo mundo já tenha colocado o cinto de segurança. Costumo brincar dizendo que, sem isso, o carro não anda. Sou o exemplo mais próximo dele e acho importante que ele aprenda desde cedo a ter responsabilidades e respeito em qualquer área com que tenha contato. O sinal está vermelho? Espero, mesmo que não haja pedestres atravessando a faixa. E meu dever. E ele absorve.”, ressalta.

Para o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Victor Oliveira, os efeitos de ensinar as crianças sobre o respeito às leis de trânsito têm resultados a longo prazo, no sentido de instigar o imaginário delas sobre o que é correto, criando bons costumes. “As atividades promovidas têm uma metodologia pedagógica de absorção de valores éticos, de respeito mútuo no espaço público do trânsito. Isso encontra amplitude na sensibilização dos pais dessas crianças, no que se refere a esses valores e a uma postura adequada no trânsito”, finaliza.

Foto: Jader Paes/Agência Pará

FISCALIZAÇÃO – Entre os dias 18 e 21 de julho de 2019, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará registrou 502 infrações, sendo que 116 foram por transitar com o veículo sem registro ou sem a devida licença e por detectar que o motorista tinha bebido ou ingerido alguma substância que afetava sua coordenação motora. Outras 14 infrações foram por recusa a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar se tinha bebido ou ingerido alguma substância psicoativa.

Foram ainda registradas 75 infrações por deixar de manter acesa a luz baixa de dia, nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias; além de 23 infrações por conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário, de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios