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Dez curiosidades sobre a placa preta automotiva

Para quem é fã de automóveis antigos, conseguir a permissão para portar uma placa preta é uma vitória, já que o item é desejado por muitos colecionadores. Entretanto, obter o reconhecimento não é fácil. Os órgãos responsáveis, como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) exige uma série de documentos, antes de permitir que um carro antigo circule por aí com a placa preta. Então aqui vão dez curiosidades que você precisa saber sobre a placa preta e que vão te ajudar na hora de tirar a licença, caso você seja um colecionador de veículos antigos.

Primeiro, é preciso se submeter à avaliação de um clube credenciado pelo Denatran ou pela FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos). Mas antes que o órgão emita a nova placa, será necessário uma aprovação prévia de um clube, que comprovará se o automóvel em questão atende a uma série de exigências para emitir uma aprovação que se chama Certificado de Originalidade. Somente carros com mais de 30 anos podem tirar a placa preta, ou seja, somente fabricados antes de 1993. Por exemplo, um modelo como o Fiat Tipo importado pode tirar a placa preta no Brasil a partir deste ano, desde que seja do primeiro ano de fabricação dele, há exatamente 30 anos.

É necessário que o veículo que será avaliado para receber a placa preta conserve os itens originais. Como muitas peças de automóveis antigos não são mais fabricadas, a maioria dos clubes exige que 80% das peças originais estejam no carro. O veículo tem que estar em bom estado. Não adianta apenas chegar com um modelo com as peças originais, mas em péssimo estado. Os clubes e o Denatran exigem um estado de conservação mínimo de 70%. E o automóvel não pode apresentar muitas partes sem pintura ou enferrujadas.

O carro tem de estar limpo na hora da inspeção. Um veículo sujo é considerado um item desclassificatório. Limpe bem seu modelo, incluindo a tapeçaria. Mantenha a cor original do automóvel. Cores que não existiam na versão original não são permitidas, assim como detalhes como adesivos, letreiros e logos. Não é necessário ter itens de segurança que não são originais de fábrica. Por exemplo, se o modelo não vinha com cinto de segurança, não é preciso colocar um para ser aprovado pelo Denatran. Inclusive a placa preta dispensa itens obrigatórios em carros de passeio convencionais, como airbags.

Saiba onde fazer. Apesar da obrigação de serem credenciados pelo Denatran, os clubes que fazem as avaliações possuem critérios diferentes uns dos outros, inclusive o preço da emissão do certificado. A maioria dos clubes exige uma filiação, antes de emiti-lo. Modificações mecânicas são desclassificatórias. Não é permitido mexer no motor, que deve ser todo original. Por isso, grande parte dos veículos com placa preta não tem uma quilometragem muito alta.

Quando seu carro passar a ser considerado de coleção, cuide bem dele. Após ganhar o Certificado de Originalidade de um clube e ter sua placa preta emitida pelo Denatran, o conselho é continuar a conservar com cuidado seu automóvel. Não há prazo de validade para a placa preta, nem vistorias posteriores. Portanto a responsabilidade sobre o modelo é do dono. Lembre-se que o objetivo não é deixar um carro velho e sem condições andando pelas ruas, mas sim preservar a história.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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