Não deixe que uma previsão de mau tempo atrapalhe seus planos de fazer uma ótima viagem de motocicleta. Não dá para mudar o tempo, mas com certeza dá para mudar como você reage a ele. Com isso em mente, a Harley-Davidson separou dicas para se pilotar melhor em diferentes condições climáticas.
CHUVA – Pegar chuva enquanto pilota não é problema se você tiver tempo e um bom lugar para se secar quando terminar a viagem – e se não estiver muito frio. Mas, obviamente, não se molhar é sempre a melhor opção. Pra começar, invista num bom capacete, numa boa capa de chuva e em botas e luvas impermeáveis. E não se esqueça de fechar tudo muito bem, pois basta uma pequena abertura pra se ter a sensação de estar ensopado.
A segurança é mais importante que o conforto. Debaixo de chuva, a segurança começa com a tração. Com bons pneus, boa técnica e cuidado extra, não tem por que ficar com medo da chuva. Verifique se os pneus estão com a banda de rodagem certa para canalizar a água pra longe de onde a borracha toca a pista. Lembre-se de que a estrada fica mais escorregadia no início da tempestade, principalmente depois de um longo período de seca, quando a água remove o óleo da superfície. E evite o meio da pista, onde esse efeito é mais comum.
Na chuva, faça tudo de forma mais gradual: acelerar, frear e manobrar. Vá mais devagar, tente não reagir bruscamente, mantenha distância de outros veículos e tenha muito cuidado em superfícies escorregadias, como tampas de bueiros.
Num cruzamento de ferrovia, redobre a atenção ao cruzar os trilhos o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. E lembre-se de que pilotar na chuva é mais desgastante mentalmente. Então, faça pausas frequentes e/ou tente parar mais cedo à noite. O descanso mental irá ajudar a lidar bem com os desafios de pilotagem.
VENTO – Ser surpreendido por um vento cruzado ao andar de moto pode assustar, mas saber o que fazer nessa situação não precisa ser um bicho de sete cabeças. Seguem dicas básicas pra lidar com rajadas de vento. Primeiro, relaxe. Quanto mais você luta contra o vento, mais ele reage contra você.
Não acelere e não desestabilize o guidão. Lembre-se dos princípios de contra-ataque. Se uma rajada de vento o atingir pela esquerda, incline-se pra ela empurrando ligeiramente o guidão do lado esquerdo. Se o vento for constante, mantenha uma pressão constante, mas não exagere. Aplique pressão suficiente pra neutralizar o vento e continuar seguindo em frente.
Outra dica é ajustar a posição na pista conforme a necessidade. Embora andar no terço esquerdo da pista seja uma regra boa, ela não funciona em toda e qualquer situação. Se um vento constante vindo da direita faz você se sentir como se estivesse prestes a ser lançado no sentido contrário, dê a si mesmo uma pequena margem de erro, cruzando no terço direito da pista. Mas lembre-se de que, nessa posição, motoristas (principalmente de caminhões) à frente não conseguem enxergar você muito bem. Por isso, aja sempre com cautela.
CALOR – No calor, além de ficar atento a manchas escorregadias de piche derretido, é preciso cuidar da temperatura do corpo e se manter hidratado. O estresse térmico e a insolação são questões sérias e podem matar!
Hidrate-se: leve água e/ou bebidas esportivas com você e faça pausas frequentes pra se hidratar. Em situações de calor extremo, beba mais do acha que precisa. E alimente-se sempre que tiver vontade.
Refresque-se: usar uma bandana molhada em volta do pescoço ou sob o capacete pode fazer maravilhas. Mergulhar a camiseta em água fria ou usar um colete de hidratação também é uma grande ajuda.
Cubra-se: a pele nua sob o sol quente pode provocar mais que apenas uma queimadura solar. Embora seja bom expor braços e ombros ao vento, uma camiseta de manga longa leve, de cor clara e sintética, ajuda a refletir a luz do sol e pode evitar que o corpo perca umidade muito rapidamente.
Fique atento a sinais de estresse causados pelo calor e pare imediatamente se tiver sintomas como fraqueza, tontura, confusão, náusea e/ou problemas respiratórios. Refresque-se à sombra ou em algum lugar com ar condicionado, bebendo bastante líquido para se reidratar e se alongando. Busque ajuda se os sintomas não amenizarem rapidamente. E não volte até ter certeza absoluta de que se recuperou.
Finalmente, ao ar livre, evite o calor mais intenso, começando bem de manhã e terminando no fim de tarde. Encontre um lugar agradável e arejado (talvez com piscina) pra ficar durante as altas temperaturas à tarde.
FRIO – Algumas pessoas simplesmente não entendem. “Como andar de moto quando está muito frio lá fora?”, elas perguntam. Simples: se tem gente que anda de moto pra neve em temperaturas abaixo de zero, é claro que você pode pilotar a sua quando está fazendo 2 graus. Obviamente, o segredo está em se agasalhar e se manter aquecido.
Vista-se em camadas que possa retirar (ou adicionar), conforme a variação da temperatura. Comece com uma segunda pele de tecido térmico ou lã, que afastará a umidade do corpo. Adicione uma camada (ou camadas) de lã e complete com uma camada corta-vento, impermeável e respirável.
Ao andar no frio, cuidado com aberturas, geralmente nos pulsos, tornozelos ou pescoço. Procure luvas corta-vento com fechamento no dorso, pra bloquear a entrada de brisa pelas mangas. Botas de cano alto são imprescindíveis. Capacetes fechados são excelentes no frio e uma balaclava ou envoltório de pescoço manterá o queixo e o pescoço protegidos.
Nem todo mundo gosta de andar com parabrisa ou carenagem, mas esses itens podem fazer uma enorme diferença no frio. A Harley-Davidson oferece uma grande variedade de opções de parabrisas para a maioria dos modelos de motocicleta, inclusive opções removíveis, que liberam a brisa quando o calor aumenta.
Andar no frio também significa ficar atento a manchas de gelo. Mesmo que a temperatura do ar esteja acima de zero, partes da estrada podem estar congeladas. Redobre a atenção em pontes, em pontos escuros e em áreas baixas da estrada, onde a água pode se acumular, congelar e demorar mais pra derreter. E lembre-se que o gelo na estrada às vezes pode ser invisível.
E, por último, roupas quentes como coletes, jaquetas, luvas ou até munhequeiras podem trazer conforto e estilo. Depois de usá-las uma vez, você nunca mais vai querer passar frio pilotando!