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Dicas de como pilotar debaixo das intempéries do tempo

Não deixe que uma previsão de mau tempo atrapalhe seus planos de fazer uma ótima viagem de motocicleta. Não dá para mudar o tempo, mas com certeza dá para mudar como você reage a ele. Com isso em mente, a Harley-Davidson separou dicas para se pilotar melhor em diferentes condições climáticas.

CHUVA – Pegar chuva enquanto pilota não é problema se você tiver tempo e um bom lugar para se secar quando terminar a viagem – e se não estiver muito frio. Mas, obviamente, não se molhar é sempre a melhor opção. Pra começar, invista num bom capacete, numa boa capa de chuva e em botas e luvas impermeáveis. E não se esqueça de fechar tudo muito bem, pois basta uma pequena abertura pra se ter a sensação de estar ensopado.

A segurança é mais importante que o conforto. Debaixo de chuva, a segurança começa com a tração. Com bons pneus, boa técnica e cuidado extra, não tem por que ficar com medo da chuva. Verifique se os pneus estão com a banda de rodagem certa para canalizar a água pra longe de onde a borracha toca a pista. Lembre-se de que a estrada fica mais escorregadia no início da tempestade, principalmente depois de um longo período de seca, quando a água remove o óleo da superfície. E evite o meio da pista, onde esse efeito é mais comum.

Na chuva, faça tudo de forma mais gradual: acelerar, frear e manobrar. Vá mais devagar, tente não reagir bruscamente, mantenha distância de outros veículos e tenha muito cuidado em superfícies escorregadias, como tampas de bueiros.

Num cruzamento de ferrovia, redobre a atenção ao cruzar os trilhos o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. E lembre-se de que pilotar na chuva é mais desgastante mentalmente. Então, faça pausas frequentes e/ou tente parar mais cedo à noite. O descanso mental irá ajudar a lidar bem com os desafios de pilotagem.

VENTO – Ser surpreendido por um vento cruzado ao andar de moto pode assustar, mas saber o que fazer nessa situação não precisa ser um bicho de sete cabeças. Seguem dicas básicas pra lidar com rajadas de vento. Primeiro, relaxe. Quanto mais você luta contra o vento, mais ele reage contra você.

Não acelere e não desestabilize o guidão. Lembre-se dos princípios de contra-ataque. Se uma rajada de vento o atingir pela esquerda, incline-se pra ela empurrando ligeiramente o guidão do lado esquerdo. Se o vento for constante, mantenha uma pressão constante, mas não exagere. Aplique pressão suficiente pra neutralizar o vento e continuar seguindo em frente.

Outra dica é ajustar a posição na pista conforme a necessidade. Embora andar no terço esquerdo da pista seja uma regra boa, ela não funciona em toda e qualquer situação. Se um vento constante vindo da direita faz você se sentir como se estivesse prestes a ser lançado no sentido contrário, dê a si mesmo uma pequena margem de erro, cruzando no terço direito da pista. Mas lembre-se de que, nessa posição, motoristas (principalmente de caminhões) à frente não conseguem enxergar você muito bem. Por isso, aja sempre com cautela.

CALOR – No calor, além de ficar atento a manchas escorregadias de piche derretido, é preciso cuidar da temperatura do corpo e se manter hidratado. O estresse térmico e a insolação são questões sérias e podem matar!

Hidrate-se: leve água e/ou bebidas esportivas com você e faça pausas frequentes pra se hidratar. Em situações de calor extremo, beba mais do acha que precisa. E alimente-se sempre que tiver vontade.

Refresque-se: usar uma bandana molhada em volta do pescoço ou sob o capacete pode fazer maravilhas. Mergulhar a camiseta em água fria ou usar um colete de hidratação também é uma grande ajuda.

Cubra-se: a pele nua sob o sol quente pode provocar mais que apenas uma queimadura solar. Embora seja bom expor braços e ombros ao vento, uma camiseta de manga longa leve, de cor clara e sintética, ajuda a refletir a luz do sol e pode evitar que o corpo perca umidade muito rapidamente.

Fique atento a sinais de estresse causados pelo calor e pare imediatamente se tiver sintomas como fraqueza, tontura, confusão, náusea e/ou problemas respiratórios. Refresque-se à sombra ou em algum lugar com ar condicionado, bebendo bastante líquido para se reidratar e se alongando. Busque ajuda se os sintomas não amenizarem rapidamente. E não volte até ter certeza absoluta de que se recuperou.

Finalmente, ao ar livre, evite o calor mais intenso, começando bem de manhã e terminando no fim de tarde. Encontre um lugar agradável e arejado (talvez com piscina) pra ficar durante as altas temperaturas à tarde.

FRIO – Algumas pessoas simplesmente não entendem. “Como andar de moto quando está muito frio lá fora?”, elas perguntam. Simples: se tem gente que anda de moto pra neve em temperaturas abaixo de zero, é claro que você pode pilotar a sua quando está fazendo 2 graus. Obviamente, o segredo está em se agasalhar e se manter aquecido.

Vista-se em camadas que possa retirar (ou adicionar), conforme a variação da temperatura. Comece com uma segunda pele de tecido térmico ou lã, que afastará a umidade do corpo. Adicione uma camada (ou camadas) de lã e complete com uma camada corta-vento, impermeável e respirável.

Ao andar no frio, cuidado com aberturas, geralmente nos pulsos, tornozelos ou pescoço. Procure luvas corta-vento com fechamento no dorso, pra bloquear a entrada de brisa pelas mangas. Botas de cano alto são imprescindíveis. Capacetes fechados são excelentes no frio e uma balaclava ou envoltório de pescoço manterá o queixo e o pescoço protegidos.

Nem todo mundo gosta de andar com parabrisa ou carenagem, mas esses itens podem fazer uma enorme diferença no frio. A Harley-Davidson oferece uma grande variedade de opções de parabrisas para a maioria dos modelos de motocicleta, inclusive opções removíveis, que liberam a brisa quando o calor aumenta.

Andar no frio também significa ficar atento a manchas de gelo. Mesmo que a temperatura do ar esteja acima de zero, partes da estrada podem estar congeladas. Redobre a atenção em pontes, em pontos escuros e em áreas baixas da estrada, onde a água pode se acumular, congelar e demorar mais pra derreter. E lembre-se que o gelo na estrada às vezes pode ser invisível.

E, por último, roupas quentes como coletes, jaquetas, luvas ou até munhequeiras podem trazer conforto e estilo. Depois de usá-las uma vez, você nunca mais vai querer passar frio pilotando!

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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