Dicas importantes para quem vai viajar no fim do ano
Com a proximidade das festas de fim de ano, muitas pessoas se preparam para viajar de carro. E na hora de encarar a estrada, acabam enfrentando congestionamentos até chegarem aos seus destinos. Assim, quem opta por planejar o roteiro e tomar todas as precauções pode fazer a diferença, tanto para evitar acidentes quanto para não pegar muito trânsito e reduzir o tempo na viagem. Outro ponto importante é nunca esquecer da revisão do veículo, para garantir que todos cheguem em segurança. Então aqui vão algumas dicas essenciais para ajudar a curtir a viagem sem imprevistos.
Primeiro, planeje bem o roteiro. Se possível, escolha um horário em que o fluxo de veículos seja menor para fazer a viagem. Com um grande número de carros nas rodovias, mais congestionamentos e, consequentemente, mais estresse. Antes de sair de casa, verifique em aplicativos de navegação qual o trajeto ideal para chegar ao seu destino, pois eles também sugerem as melhores opções, de acordo com o trânsito naquele momento. Assim você evita filas e ganha tempo durante as viagens, chegando logo ao destino – o sonho de quem viaja, afinal assim sobra mais tempo para a diversão e para o descanso.
Segunda dica, faça um check-up no carro, pois a revisão é fundamental para ter uma viagem segura. Verifique a condição dos freios e dos pneus (inclusive do estepe e como estão o macaco e a chave de roda) e o funcionamento dos faróis, das luzes de freio e dos níveis de óleo e da água do radiador. E não esqueça das palhetas do limpador do parabrisa, que ressecam com o tempo e podem prejudicar a visibilidade na chuva – comum nessa época do ano.
Terceira dica: confira se a sua documentação e a do carro estão em dia. É importante checar se a documentação do veículo está regularizada e se tributos como IPVA e multas estão quitados. Dirigir sem a regularização do licenciamento pode acarretar em infração e até na apreensão do carro. E se tem uma hora que ninguém quer essa ‘dor de cabeça’ é nas férias.
Quarta dica: foque na segurança, a começar pelo cinto. Mais do que uma exigência da legislação brasileira de trânsito, a utilização correta do cinto de segurança é fundamental para garantir a tranquilidade de todos os ocupantes de um automóvel. E de acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em caso de acidentes, o cinto de segurança evita o risco de lesões em até 70% e evita o risco de mortes em 40%.
As crianças devem ser acomodadas nos equipamentos adequados. Altura, peso, idade e data de validade são fatores a serem avaliados no momento da compra e utilização desses equipamentos. O Bebê Conforto é para crianças de até 1 ano ou com peso inferior a 13 quilos. A Cadeirinha é para crianças de 1 a 4 anos de idade ou de até 18 quilos. O Assento de Elevação é para crianças de 4 a 8 anos de idade ou com até 1,45 metro de altura e 36 quilos de peso. E crianças a partir de 8 anos de idade e que superaram o 1,45 metro de altura já podem sentar no banco traseiro usando o cinto de segurança.
Todos esses equipamentos devem passar por inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – ou seja, utilize somente os que possuem certificação do Inmetro.