Dicas para a conservação da suspensão e dos amortecedores de um veículo
Boa parte das ruas e estradas do Brasil são malconservadas. E buracos podem trazer sérios danos para os automóveis. As partes mais afetadas são os amortecedores e peças da suspensão como molas, coxins, terminais, pivôs, buchas e bandejas. Dependendo dos componentes afetados e do modelo do carro, o prejuízo pode ser muito grande. Então aqui vai um alerta para uma série de cuidados que garantem a segurança do veículo e de seus ocupantes.
Caso não seja possível desviar de um buraco na rua ou na estrada, o ideal é encarar esse buraco de frente. Passar pelo buraco com o automóvel de lado pode prejudicar ainda mais os pneus, bem como a suspensão e até a própria carroceria. Então, a velocidade deve ser reduzida ao máximo possível, evitando choques bruscos. É que a passagem por um buraco faz com que os amortecedores e os componentes da suspensão atinjam o final de curso em seus movimentos. E isso pode provocar a quebra dos componentes internos de cada peça e o empenamento das mesmas.
Se um dos amortecedores é afetado por um buraco e precisa de troca, alguns procedimentos devem ser observados. O recomendado é trocar os 4 amortecedores ao mesmo tempo, para que trabalhem de forma semelhante.
LOMBADAS – O objetivo das lombadas é controlar a velocidade dos veículos, garantindo a segurança dos motoristas e dos pedestres. No entanto, passar por lombadas de forma inadequada pode trazer alguns danos para os automóveis. É que muitos condutores possuem o hábito de atravessar lombadas de lado, com uma roda de cada vez. O problema é que isso faz com que os movimentos do carro gerem forças laterais na movimentação dos componentes da suspensão, ocasionando folgas excessivas, ruídos, empenamentos e até mesmo o travamento total deles.
O motorista deve sempre passar pelas lombadas com o carro de frente. As rodas dianteiras devem estar alinhadas e atravessar o obstáculo simultaneamente, o mesmo acontecendo com as traseiras. Passar por lombada em alta velocidade pode ser tão prejudicial quanto um buraco, fazendo com que amortecedores e componentes da suspensão atinjam seu curso máximo. Em geral, elas podem ser atravessadas a 30 km/h. Porém, quanto mais alta for a lombada, menor deverá ser a velocidade.
Por fim, falta de iluminação adequada nas vias públicas e pintura gasta fazem com que algumas lombadas fiquem imperceptíveis para os motoristas, até que elas estejam perto demais. Então, jamais freie bruscamente. Nesses casos, mantenha o carro engrenado, pois o freio-motor ajudará a reduzir a velocidade.