Dicas para quem irá viajar de carro no Carnaval
Quem vai pegar a estrada durante o Carnaval não pode esquecer da revisão do carro e do comportamento seguro ao volante.
Pra evitar dor de cabeça durante os dias de folia, a Mapfre listou algumas ações simples para se preparar pra viagem. “Realizar a manutenção preventiva ainda é a melhor maneira de reduzir contratempos. O ideal é checar com antecedência ao dia da viagem o nível de óleo, a suspensão, o alinhamento, o estado das pastilhas de freio, os óleos lubrificantes, as correias do motor e seus tensionadores, além de regular os faróis. E no dia da partida, garantir que a pressão dos pneus seja adequada para o número de passageiros e o volume de bagagens“, disse Tulio Carvalho, diretor de Provedores da Mapfre.
Segundo o especialista, mais de 50% dos serviços prestados em viagens é de reboque do veículo, seja por colisão ou problemas mecânicos. “É fundamental que o motorista seja prudente na direção do automóvel e respeite as regras do trânsito. Além disso, a documentação do condutor e do carro deve estar atualizada e a prudência é sempre a melhor aliada“, ressalta.
CHECK-LIST ANTES DA VIAGEM
PNEUS – devem estar em boas condições e calibrados de acordo com o manual do proprietário. E lembre-se sempre do estepe.
EQUIPAMENTOS DE EMERGÊNCIA – certifique-se de que o macaco esteja em funcionamento. Inspecione o triângulo e observe se está em boas condições. A chave de roda também é item obrigatório, que deve estar no porta-malas.
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO – teste o funcionamento das lâmpadas das lanternas e dos faróis, incluindo o facho alto, bem como as luzes de freio, de ré, de setas e do pisca-alerta. E não se esqueça de verificar as luzes das placas do veículo.
FREIOS – veja o nível de fluido de freio no reservatório. Caso esteja abaixo da marcação máxima, confira se não há vazamento no sistema. Aproveite para identificar se o veículo apresenta algum problema nas frenagens, como trepidações, inoperância ou ruídos. Se houver algo assim, leve o automóvel para uma oficina especializada.
CORREIAS DO MOTOR – não podem estar ressecadas ou com danos.
ÓLEO E ÁGUA DO MOTOR – veja se o nível do óleo do motor está baixo. Se sim, complete até a marcação máxima da vareta. Analise também o nível de água no sistema de arrefecimento. Essas verificações devem ser feitas, de preferência, com o veículo parado no plano e com o motor desligado.
PALHETAS LIMPADORAS DO PARA-BRISA – se apresentarem desgaste, rachaduras ou ressecamento, faça a troca. Não se esqueça de verificar a água do limpador, com a adição de um pouco de detergente neutro.
BAGAGEM – distribua bem o peso da bagagem no porta-malas, para ter equilíbrio na hora de rodar. E não deixe objetos soltos dentro do veículo. Também nunca obstrua o campo de visão do motorista com malas ou outros itens.
NA ESTRADA
DIREÇÃO SEGURA – dirija de acordo com as regras de trânsito e as condições da via e do tempo. Não faça ultrapassagens com a faixa contínua e nem freie nas curvas – mas antes delas.
CADEIRINHA – lembre-se que o transporte de bebês e crianças de até 7 anos e meio deve ser feito no bebê-conforto, na cadeirinha ou no assento de elevação. E sempre no banco de trás.
USO DE CELULAR – sincronize o celular com o sistema multimídia do carro. Caso ele não tenha essa tecnologia, coloque o celular no modo avião ou no silencioso. Dessa forma você evita multas e protege todos à sua volta.
EXCESSO DE VELOCIDADE – dirija dentro da velocidade permitida na via e nunca acelere sobre poças d’água, para evitar a aquaplanagem – o que pode atrapalhar o controle da direção.
ACENDA OS FARÓIS – a legislação brasileira exige dirigir com o farol baixo na estrada mesmo durante o dia. Na neblina, o farol alto é perigoso, pois sofre maior interferência do efeito climático. O pisca-alerta só deve ser utilizado em caso de acidente, quando o veículo está parado.
DESCANSE – faça pausas a cada duas horas, não apenas para abastecer, mas também para caminhar e se alongar um pouco. Nunca dirija cansado nem tome remédios que causem sonolência.
SE DIRIGIR, NÃO BEBA – dirigir após ingerir bebida alcoólica é crime, com multa de R$ 2.934,70 e tendo a carteira de habilitação suspensa por 12 meses.
Além disso, tenha a CNH e a documentação do veículo em dia. Planeje sua viagem analisando o percurso a ser seguido, programando os pontos de parada para descanso e abastecimento e também os valores e pontos de praças de pedágio do seu percurso. Caso algo dê errado, tenha em mãos o 0800 da sua seguradora e verificar se existe algum aplicativo que possa ser usado pra facilitar e agilizar o acionamento da assistência 24 horas.