Dodge Durango ganhou versão com 719 cavalos
O SUV de 7 lugares Dodge Durango se junta aos modelos Challenger e Charger e passa a ter uma versão SRT Hellcat na sua linha 2021 (e apenas nela – ou seja, quem comprou, comprou), tornando-se o mais potente de todos os tempos nesta categoria.
Equipado com o motor 6.2 V8 de 719 cavalos (mais potente que o Lamborghini Urus, o BMW X5 M Competition e o Porsche Cayenne Turbo), ele chega aos 96 km/h em 3,5 segundos e alcança os 290 km/h, além de acelerar da imobilidade aos 402 metros em 11,5 segundos.
E num circuito de 3 mil e 379 metros, ele foi 1,5 segundo mais rápido que a versão SRT 392 (a de maior desempenho até então), vantagem equivalente ao comprimento de 9 carros.
Com compressor e direção elétrica, o propulsor vem acoplado a um câmbio automático de 8 marchas com 4 modos de condução e acrescenta tecnologias inspiradas em corridas, como freios Brembo de alta performance, com discos ventilados nas 4 rodas, sendo de 400 mm de diâmetro na frente e de 350 mm atrás.
Com isso, ele leva apenas 35,3 metros para frear dos 96 km/h à imobilidade total.
Os modos de direção são acessados no multimídia, bem como os outros ajustes de condução, que personalizam a experiência de dirigir controlando as configurações de câmbio, palhetas das trocas manuais das marchas, tração nas 4 rodas e suspensão.
Aliás, a suspensão foi atualizada e oferece mais conforto no modo Automático e melhor controle no modo Track, bem como respostas mais equilibradas, maior aderência com menos subesterço (saída de dianteira) e mais estabilidade nas curvas.
Entre as tecnologias inspiradas em corridas estão 2 sistemas que atuam em conjunto: o controle de arrancada (que evita que as rodas girem em falso) e o assistente de arrancada, que usa sensores de velocidade nas rodas pra detectar e amainar o salto da roda na saída (que pode danificar o SUV), modificando o torque pra recuperar a aderência total.
Externamente, o Durango ganhou um novo design, incluindo atualizações no duto do radiador de óleo, na guia de ar e no snorkel para indução de ar frio, além de rodas de 20 polegadas, calçadas em pneus Pirelli Scorpion Zero na medida 295/45ZR.
Um novo e exclusivo defletor traseiro melhorou o equilíbrio com as novas linhas dianteiras, resultando em aumento significativo na pressão aerodinâmica, de mais de 400% – equivalente a 63,5 quilos a 290 km/h.
Dentro, ele foi inspirado no Challenger (isto é, mais centrado no motorista), incluindo um multimídia de 10,1 polegadas que é 5 vezes mais rápido que o anterior.
Pra completar, nenhum outro SUV no mundo pode rebocar mais ou transportar mais e mais rápido que o Durango SRT Hellcat. Com 3.946 quilos, trata-se da melhor capacidade de reboque entre os utilitários esportivos com 3 fileiras de bancos.
As concessionárias Dodge//SRT dos Estados Unidos abrirão os pedidos do Durango SRT Hellcat a partir de outubro (o preço estimado é a partir de 83 mil dólares), sendo que as primeiras unidades deverão chegar no início de 2021.