Motos

Ducati Multistrada V4S ganhou tecnologias inéditas

A Ducati lançou no Brasil a nova Multistrada V4S, que custa R$ 144.990 e conta com tecnologia de ponta: é a primeira moto do mundo com radar dianteiro e traseiro, além de piloto automático adaptativo e sensor de ponto cego.

A nova Multistrada V4S amplia o conceito de “4 motos em uma”, introduzida em 2010. Ela é esportiva porque é leve, compacta e tem 170 cavalos e agilidade para uma pilotagem emocionante.

Ela é boa pra viajar graças aos intervalos de manutenção (a cada 60.000 km), ao conforto, ao radar e ao sistema de navegação. Também tem espírito enduro graças à extraordinária capacidade off-road. E é urbana por ser fácil de manobrar.

Com quadro monobloco em alumínio de 215 quilos, possui distância entreeixos reduzida (1,56 metro), distância livre do solo de 220 milímetros e pode carregar 230 quilos.

No design, traz luzes diurnas inspiradas nas da Ducati Panigale, linhas que se integram ao tanque de combustível de 22 litros (gasolina recomendada: Shell V-Power Racing, de alta octanagem) e uma traseira que permite uma posição ideal mesmo no fora de estrada – a seção central é estreita e permite até mesmo pilotar em pé.

O parabrisa possui altura regulável e vem combinado com defletores laterais. E a tonalidade é uma só: vermelha com aros pretos e detalhes também vermelhos. Com aquecimento e mais estreito na área das pernas, o assento tem altura reduzida e é ajustável em duas posições: 840 e 860 milímetros.

As rodas são de liga leve, sendo que a dianteira é raiada e tem 3.00 x 19 polegadas, enquanto que a traseira tem 4.5 x 17 polegadas – ambas equipadas com pneus Pirelli Scorpion Trail II 120/70ZR19 na frente e 170/60ZR17 atrás. E pode ganhar malas laterais com fixações integradas, parabrisa com proteção extra e assentos ainda mais confortáveis.

Extremamente leve (66,7 quilos) e ultracompacto, o novo motor de 1158 cilindradas com 4 cilindros em V e embreagem multidisco banhada a óleo oferece 170 cavalos, curva de torque que garante suavidade mesmo totalmente carregada e câmbio de 6 marchas com 4 modos de direção, primeira marcha curta e sexta marcha ideal para viajar.

Ele também desativa a bancada de cilindros traseira quando a moto pára, reduzindo a temperatura e o consumo. O óleo só precisa ser trocado a cada 15.000 km, enquanto que a verificação da folga das válvulas foi para 60.000 km.

O painel de instrumentos foi reestilizado, ganhando tela multimídia de 6,5 polegadas, sendo que, na versão S, acrescenta um joystick aos botões do guidão esquerdo, que faz a gestão do smartphone através do sistema de conectividade, incluindo o navegador. O celular pode ser carregando usando uma entrada USB e as manoplas têm aquecimento.

No que diz respeito à eletrônica, tem controle de tração com 8 níveis de ajustes, chave com sensor de presença, ignição por botão, luzes que acompanham o guidão nas curvas e sistema que torna o arranque mais fácil, sobretudo em inclinações.

De longo curso (170 mm na frente e 180 mm atrás), a suspensão eletrônica se ajusta automaticamente conforme o uso: apenas com piloto, piloto com bagagem, piloto com garupa e piloto com garupa e bagagem.

O freio Brembo inclui discos dianteiros de 330 mm com pinças radiais de 4 pistões de 32 mm, duas pastilhas e uma bomba radial com manetes reguláveis e 2 discos de 320 mm. Atrás há um disco único de 265 mm, ‘mordido’ por pinça flutuante.

Mas o destaque mesmo vai para o revolucionário sistema de radar criado em conjunto com a Bosch, que permite o uso do piloto automático adaptativo e do sensor de ponto cego. O radar dianteiro automaticamente ajusta a distância para outros veículos quando se roda entre 30 e 160 km/h. Já o radar traseiro detecta veículos que se aproximem em áreas não visíveis pelo motociclista, informando através de leds nos espelhos retrovisores.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios