Ducati Panigale Superleggera V4 entrou em produção
O presidente da Ducati, Claudio Domenicali, anunciou que a exclusiva motocicleta Panigale Superleggera V4 já está em produção e agora segue para os testes finais de verificação de qualidade. “Nenhuma outra moto homologada para uso na rua está sequer próxima: 224 cavalos para 159 quilos de peso seco. Um verdadeiro sonho para qualquer motociclista apaixonado!”, ressaltou Domenicali.
Já disponível sob encomenda na Mundurucus Veículos, a Superleggera V4 é a produção mais poderosa e tecnologicamente avançada já fabricada pela Ducati e será uma edição limitada de 500 unidades numeradas individualmente e com certificado de autenticidade. O número de identificação é exibido no quadro, no garfo e na chave de ignição.
Quase 7 quilos mais leve, é a única moto de rua do mundo com chassi, braço oscilante e rodas de fibra de carbono, além de oferecer uma aerodinâmica extrema com duas asas (biplano) e uma relação peso-potência recorde. Com pintura inspirada na GP19 da Desmosedici, a carenagem garante uma aerodinâmica que excede o das motos de MotoGP. E graças aos aerofólios ‘biplanos’ inspirados na Ducati MotoGP 2016, pode garantir uma força descendente de 50 quilos a 270 km /h, 20 quilos a mais que o criado pelos aerofólios na Panigale V4 MY20 e V4 R. Essa força descendente melhora a aceleração e aumenta a estabilidade da frenagem.
As dimensões do chassi foram modificadas para uso otimizado da esteira, aumentando o comprimento do braço oscilante. O resultado é um poder de desaceleração incomparável, com inclinação mais rápida nos cantos e linhas mais nítidas saindo das curvas. O nível de desempenho alcançado é extremamente alto: Alessandro Valia, piloto de teste oficial da Ducati, levou a moto equipada com o kit de corrida e pneus lisos ao circuito de Mugello e fez uma volta em 1 minuto, 52 segundos e 45 milésimos, 2 segundos mais baixo que o tempo da volta de Panigale V4 R SBK, vencedora do Campeonato Italiano de Velocidade 2019 com Michele Pirro.
Mais leve e potente que nunca, o motor Desmosedici Stradale R tem 998 cm3 e pesa 2,8 quilos a menos que o motor de 1.103 cm3 V4. Graças a um escape Akrapovič homologado, ele fornece pelo menos 224 cavalos na configuração legal de estrada, mas chega aos 234 cavalos quando equipado com o escape Akrapovič de titânio para uso em pista, incluído no kit de corrida. A natureza de corrida do motor é aprimorada pela embreagem seca e pelo ajuste manual individual do sistema de distribuição. Somente na Superleggera V4, uma calibração especial do motor para o escapamento de corrida dá aos pilotos acesso a uma tela RaceGP, destinada exclusivamente ao uso da pista e ramificação direta do painel de instrumentos.
Graças ao uso de componentes de fibra de carbono, titânio, magnésio e alumínio sólido, a Superleggera V4 tem peso seco de apenas 159 quilos (16 quilos a menos que a Panigale V4), resultando numa relação peso-potência de 1,41 hp/kg: um número recorde para uma moto esportiva legal em trânsito. A montagem do kit de corrida e a mudança pra configuração da pista aumentam a potência para 234 hp, diminuindo o peso para 152,2 quilos e aumentando a relação peso-potência para 1,54 hp/kg.
Seus parâmetros operacionais são associados a 3 modos de pilotagem (Corrida A, Corrida B e Esporte). Também há pela 1ª vez 5 modos de pilotagem adicionais, que podem ser personalizados com as configurações preferidas. Pode-se monitorar os tempos das voltas através de marcador que grava as coordenadas da linha de chegada e dos tempos parciais para 5 circuitos favoritos, sendo que as configurações padrão apresentam os detalhes dos circuitos de Laguna Seca, Mugello, Jerez, Sepang e Losail.
Traz ainda suspensão Öhlins mais leve, com garfo pressurizado e fundo de garfo em alumínio usinado mais leve, além de mola de amortecedor de titânio e válvulas que melhoram o amortecimento de solavancos. Os freios Brembo incluem uma pinça MCS com folga de alavanca ajustada remotamente e pinças Stylema R, exclusivas dela e pra proporcionar maior consistência do curso do freio dianteiro em pistas longas.
Uma atenção meticulosa aos detalhes também é óbvia na tampa do radiador usinada em alumínio sólido e na chave de ignição com pastilha de alumínio mostrando o número da moto.
O início das entregas está previsto para junho de 2020 na Europa e, dada a extrema complexidade da produção de tantos componentes, a taxa é limitada a apenas 5 motos/dia. No entanto, todas serão produzidas em 2020.